Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964433.
Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Compreender comp.to individual e grupal organização; Adquirir conhecimentos sobre funcionamento principais processos organizacionais comportamentais; Desenvolver competências p. melhor compreensão/gestão pessoas, nível interpessoal/grupal e negociação; Desenvolver sentido critico e reflexivo CO
Programa
1. Delimitação conceptual do comportamento organizacional
2. Comunicação (funções, níveis de análise, competências)
3. Motivação (processo motivacional, principais teorias e satisfação no trabalho)
4. Liderança (teorias, principais estudos e resultados organizacionais)
5. Comportamentos de cidadania nas organizações (justiça, atitudes, características personalidade, consequências)
6. Conflito e negociação
Metodologia de avaliação
- Realização de avaliação escrita no final da unidade, para admissão ou dispensa de exame final.
- Épocas de exame estabelecidas.
Bibliografia
- FERREIRA, J. (1996). Psicossociologia das organizações. Alfragide: McGraw-Hill
- GIBSON, J. (2006). Organizações. Comportamento, estrutura e processos.. São Paulo: McGraw-Hill.
- PINA e CUNHA, M. (2014). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora Recursos Humanos
- REGO, A. (2002). Comportamentos de cidadania nas Organizações. Alfragide: McGraw-Hill
Método de Ensino
Sessões TP com exposição oral apoiadas por datashow e consoante os conteúdos específicos, acompanhadas por: apresentação/discussão de casos, simulações, brainstorming, exercícios e jogos grupais.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.