IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Psicologia da Percepção Visual

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

5.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 15,0 TP + 4,0 O , Cód. 96443.

Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Aprofundar conhecimentos funcionamento sistema visual; Caracterizar princípios organização percetiva; Identificar características cores do ponto vista psicológico, psicossociológico; Desenvolver capacidade representação dos princípios básicos da boa forma; Suscitar reflexão sobre combinações cores.

Programa
1. Delimitação conceptual da unidade curricular
2. Perceção e conhecimento (memória visual e pensamento visual)
3. Neurofisiologia da visão (principais estruturas do olho e suas funções; caminho dos sinais visuais até ao cérebro; funcionamento de células corticais visuais:simples, complexas e hipercomplexas)
4. Teoria da Gestalt e principais leis do agrupamento percetivo (proximidade, semelhança, simetria, figura-fundo e reversibilidade, boa-forma, assimilação e contraste)
5. Contornos subjetivos e Ilusões visuais (Muller-Lyer, Zollner, Poggendorff, Vertical-horizontal, Necker, Ponzo, Hering).
6. Sombras (a luz na perceção figuras concavas e convexas)
7. Principais características das cores e combinações de cores, segundo R. Montechaud (contraste e analogia) e de J. Itten (7 tipos de contraste).
8. Cor e legibilidade (relação cor da letra e cor do fundo)
9. Expressão das cores (significado psicológico e psicossociológico)

Metodologia de avaliação
Realização de duas avaliações escritas no semestre para admissão ou dispensa de exame final. Épocas de exame estabelecidas.

Bibliografia
- ARNHEIM, R. (1994). Arte e percepção visual. São Paulo: Editora Arte, arquitectura e urbanismo.
- GLEITMAN, H. (2003). Psicologia. Lisboa: F. Calouste Gulbenkian
- ITTEN, J. (1991). Art de la couleur.. Paris: Dessain e Tolra
- MONTCHAUD, R. (1994). La couleur et ses accords.. Paris: Fleurus Idées

Método de Ensino
Sessões T com exposição oral, apoiadas por datashow. Sessões TP: realização de experiências e confronto dos resultados com os obtidos em estudos científicos; resolução de exercícios sobre alguns conteúdos; análise de diversos estudos sobre perceção.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado