IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Física da Cor

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964410.

Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Desenvolvimento da competência de resolução de problemas relacionados com assuntos de escolha de iluminação e uso das diversas possíveis luzes no design.

Programa
1-Conceitos de fotometria: energia e potência; fluxo luminoso; rendimento luminoso; intensidade luminosa; iluminância e luminância.

2-Caraterísticas gerais da luz: velocidade; índice de refração; período, frequência; comprimento de onda. Espetro eletromagnético; fontes de luz monocromáticas e policromáticas.

3-Reflexão (RE) e refração (RA) da luz: aplicações práticas das leis da RE e RA. Princípio Fermat. Transmissão e absorção da luz. Propriedades importantes dos meios transparentes (índice de refração, coeficiente de absorção). Lentes, classificação e obtenção de imagem por construção geométrica.

Metodologia de avaliação
Desenvolvimento de um trabalho de grupo ligado ao design com luz (tema de escolha pessoal ou ligado ao curso). Duas frequências ao longo do semestre. Os alunos têm também, para casa, testes de autotreino com feedback automático em todas as respostas.

Bibliografia
- Fernandes, R. (0). Física da Cor IPT vibes, um PLE para servir de exemplo. Acedido em 1 de dezembro de 2014 em http://www.netvibes.com/rosab#conteudos_principais
- Fernandes, R. (0). sebenta pratica de fisica da cor 2012 2013. Acedido em 1 de dezembro de 2014 em https://www.dropbox.com/s/isatzn16nok4vbl/sebenta%20pratica%20de%20fisica%20da%20cor%202012%202013.pdf?dl=0
- Fernandes, R. (0). sebenta teorica de fisica da cor 2012 2013. Acedido em 21 de dezembro de 2014 em https://www.dropbox.com/s/i1rotsj2q2sjt70/sebenta%20teorica%20de%20fisica%20da%20cor%202012%202013.pdf?dl=0
- Hewitt, P. (2009). Física Conceitual (cap 19, 20, 26, 28 e 29). São Paulo: Bookman

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas para resolução de problemas, desenvolvimento semanal de trabalho de grupo na área do design com luz e realização de experiências práticas. Para esclarecimento adicionais são utilizadas simulações online e vídeos.

Software utilizado nas aulas
Moodle, simulações PHET e outras simulações online.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado