4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938058.
Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Enquadrar os movimentos artísticos da civilização ocidental desde os finais da Idade Moderna até à Época Contemporânea
Caracterizar e desenvolver a capacidade de leitura das obras, enquanto objectos estéticos, históricos e artísticos
Desenvolver a capacidade de recolher e tratar informação científi
Programa
I-A evolução artística do Barroco ao Classicismo.
1-A Arte barroca.
1.1 - O pensamento arquitectónico.
1.2 -A Escultura.
1.3 -A Pintura: do naturalismo tenebrista ao ornamento proselitista.
2 - O Neoclassicismo.
2.1 - O iluminismo e o retorno à citação
II-A arte e o artista no século XIX.
1O Romantismo
1.1 - A intensidade espiritual e a ligação à natureza.
1.2 - O Romantismo pictórico a e paisagem como metáfora.
1.3 - Revivalismos românticos na arquitectura.
1.4 - A Escultura
2A Era do Positivismo: Realismo
3 - Naturalismo e Impressionismo.
3.1 - Impressionismo: revolução ou renovação na continuidade?
4- O Pós-Impressionismo.
4.1 - Georges Seurat e a teoria divisionista da cor.
4.2- A arte primitiva de Paul Gauguin.
4.3- Vincent van Gogh: a explosão dos sentimentos coloridos.
4.4- Paul Cézanne: o retorno da espacialidade construída.
IIIA arte no século XX: rumo à abstracção.
1 - Modernismo e Vanguarda
1.1-O Fauvismo.
1.2-O Cubismo
1.3O Expressionismo e o Abstraccionismo
1.4- Futurismos
1.5O Movimento Dada"
1.6O Surrealismo
2-A Escultura Moderna
3-A Arquitectura nos finais do século XIX e na primeira metade do séc.XX
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 2/3 de presença nas aulas teórico-práticas e realização de uma frequência e um trabalho escrito e oral (ou 2 frequências); 7,5 é nota mínima em cada um, para ser admitido ao outro. Média final:10
Exame final com nota mínima de dez
Bibliografia
- Janson, H. (2010). História da Arte.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Read, H. (1996). Modern Sculpture. Londres: Thames & Hudson
- V V, A. (1972). História da Arte. (Vol. 8, 9, 10). Lisboa: Alfa
- Walter, H. Documentos para a compreensão da Pintura Moderna. Lisboa: Livros do Brasil
Método de Ensino
Aulas teóricas, partindo sempre da observação e análise das obras de arte.
Aulas teórico-práticas com base na discussão e reflexão sobre os conteúdos abordados nas aulas teóricas, partindo da análise de obras de arte e leitura comentada de textos, mu
Software utilizado nas aulas
powerpoint
textos