4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938055.
Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Relacionar o contexto de desenvolvimento dos movimentos artísticos em Portugal na Época Moderna, com as suas características peculiares.
Caracterizar e identificar as suas principais manifestações artísticas e respectivos autores.
Desenvolver a capacidade de pesquisar e tratar informação científica
Programa
I O Ciclo Renascentista: inovações e resistências
1-A aproximação ao Classicismo italianizante
1.1-As grandes edificações do período Manuelino-Joanino
1.2-A Arte «ao Romano»: fontes e vias de penetração
2-A Pintura no primeiro quartel do século XVI
2.1-A organização do trabalho
2.2-A encomenda e o mecenato. As obras reais e os particularismos regionais
2.3-As importações. A prevalência das oficinas flamengas
2.4.-A produção nacional. Centralidade e periferismo
3-A Escultura: as Escolas de Lisboa, Coimbra e Évora
II DO RENASCIMENTO AO MANEIRISMO
1-A nova conjuntura artística e as mudanças de gosto
1.1-Portugal e a Prima Maniera italiana
1.2-A suave Maniera: a Idea
1.3-A geração dos pintores «romanizados»
2-A Contra-Reforma e a Contra-Maniera.
2.1-A Pittura Senza Tempo e o «Decoro» tridentino
III O PROTO-BARROCO SEISCENTISTA
1-O limiar do Barroco
1.1-Resistências e aceitação: Arquitectura religiosa, civil e militar
1.2-A pintura
1.3-As artes decorativas
III- O BARROCO JOANINO
1-Arquitectura
2-Escultura
3-Pintura
4-Artes decorativas
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: duas frequências ao semestrais, onde obterão média final mínima de 10 valores, sendo que o valor mínimo obtido em cada frequência será de 7,5.
Em regime de avaliação final serão sujeitos a um exame final, cujo valor mínimo é dez.
Bibliografia
- Pereira (coord), P. (1995). História da Arte Portuguesa. (Vol. II e III). Lisboa: Círculo de Leitores / Temas e Debates
- Réau, L. (1957). Iconographie de lArt Chrétien,. (Vol. 1,2,3). Paris: Presses Universitaires de France
- V.V, A. (1986). História da Arte em Portugal.. (Vol. 5,6,7,8,9,10). Lisboa: Alfa
- VV, A. (2010). A Nova História da Arte de Janson. A tradição ocidental, revisão científica de Fernando António Baptista Pereira, 9ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Método de Ensino
Aulas teóricas com base na observação e análise de obras de arte.
Aulas teórico-práticas com base na discussão e reflexão sobre conteúdos abordados nas aulas teóricas, através da análise de obras de arte e leitura comentada de textos
Visitas de estud
Software utilizado nas aulas
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