4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 938038.
Docente(s)
- Fernando Sanchez Salvador (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Desenvolver as capacidades individuais e de grupo na abordagem à problemática da representação a duas (2D)e três dimensões (3D). Equacionar correctamente a formulação de estruturas gráficas e de desenho, capazes de responder à natureza dos objectos.
Conhecimento dos instrumentos de representação.
Programa
0.Introdução. A representação em C&R: conceitos, métodos e meios materiais.
1.Tipos de representação gráfica
2.Desenho de objectos.Esboços.Claro- Escuro. Ponto e Linha.
3.Perspectivas explodidas
4.Desenho de Ornato:,mobiliário, motivos ornamentais, arquitectura e espaços interiores
5.Desenho de Reconstituição e Prospectivo.
5.1.Desenho científico. Exemplos e aplicações
5.2.Outros tipos de Representação
6.Construção de port-fólio. Modelos e maquetes de artefactos
7.Suportes gráficos. Organização e apresentação: Exemplos
8.Escala e proporção na representação em c&r. Objectos e elementos construtivos. Geometrias e Exercicios
9.Desenho Arquitectónico e Construtivo. Desenho de Espaços Urbanos e de fragmentos da Cidade.
10.Técnicas de levantamento de elementos e espaços, em conservação e restauro: Regras de registo e apresentação; representações técnicas convencionais: exemplos
11.Análise e representação de objectos e artefactos: Métodos digitais e fotográficos de registo; características e aplicação em conservação e restauro.
12.Exercício livre de síntese (final) Tr2.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua, através de um conjunto de trabalhos- portfólio (Tr1+Tr2): C= 0,5 Tr1 +0,5 Tr2. Discussão colectiva do trabalho final.
Teste escrito:Ex= 0,5 (Tr1 + Tr2) + 0,5 exame
Bibliografia
- CARNEIRO, . (1995). Campo Sujeito e Representação no Ensino e na Pratica do Desenho/ Projecto. Porto: FAUP Publicações, Serie 2 Argumentos-seis lições
- DAMISCH, . (1994). LOrigine de la Perspective. Paris: Ed. Champs- Flammarion.
- GHYKA, . (1983). Estética de las Proporciones en la Naturaleza y en Las Artes. Barcelona: Editorial Poseidon
- GIL, J. (1996). A imagem- nua e as Pequenas Percepções, Estética e Metafenomenologia. Lisboa: Ed.Relógio dÁgua Editores
Método de Ensino
Aulas teóricas de exposição da matéria, aulas teórico-práticas e orientação tutorial.Visita de estudo a locais com interesse para o ensino da UC.
A disciplina de Métodos de Representação, tem como base de conhecimento a matéria didática da disciplin
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.