Publicação em Diário da República: Ext Ata Reun n.23 CTC-ESTT
10 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 90,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964338.
Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
a) Consolidar e aprofundar a aquisição de conhecimentos sobre meios e técnicas pictóricas de produção artística;
b) Desenvolver as capacidades individuais de pesquisa e reflexão teórico-práticas no âmbito das Artes Plásticas, através do uso da pintura.
Programa
- A prática da pintura nos séculos XX e XXI:
- as crises da arte moderna;
- a pintura abstrata;
- a crise da pintura abstrata nos anos de 1960;
- o ponto ou grau zero da pintura;
- a pintura analítica;
- a pintura pós-moderna;
- a pintura contemporânea;
- As possibilidades de dilatação do conceito de pintura e a sua prática como campo discursivo alargado;
- A relação da imagem com a pintura;
- Pintura, fotografia, filme e vídeo;
- Os ensaios teóricos dos artistas plásticos;
- Possibilidades de preparação e exploração de suportes de pintura em papel, cartão e tecido/tela;
- Técnicas de pintura: com tintas acrílicas, aguarelas e técnicas mistas;
- A exploração formal do suporte:
- a relação figura-fundo;
- e a textura.
O claro-escuro.
Metodologia de avaliação
A realização de todos os exercícios solicitados pelo docente;
A apresentação de pesquisas e estudos preparatórios para o desenvolvimento de peças em resposta aos exercícios propostos;
A assiduidade é um fator de importante na avaliação.
Bibliografia
- Harrison, C. (1997). Art in Theory 1900-1990, an Anthology of Changing Ideas.. Oxford UK & Cambridge USA: Blackwell
- Julian, B. (1999). What is Painting?.. London: Thames & Hudson
- Merleau-Ponty, M. (2000). O olho e o espírito. Lisboa: Vega
Método de Ensino
Apresentação de técnicas e obras de artistas de reconhecido mérito;
Desenvolvimento de um processo de investigação artística consolidado pela realização de exercícios práticos, acompanhados e discutidos com o docente.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.