IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Artes Plásticas - Pintura e Intermédia

Projecto de Desenho

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Ext Ata Reun n.23 CTC-ESTT

16 ECTS; 3º Ano, Anual, 30,0 T + 150,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964321.

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
a) Desenvolver um projeto de desenho como meio autónomo com um sentido interdisciplinar.
b) Aprofundar e consolidar linguagens próprias, cruzando diversos processos de registo e reinvenção pessoal.
c) Definir limites de funcionalidade operativa do desenho como território de discussão artística.

Programa
- O desenho como capacidade humana inata e como veículo de procura de valores primordiais;
- O desenho como meio de expressão de ideias e de construção de pensamento;
- A economia de meios requerida por esta prática artística;
- A expressão individual do que desenha - do artista;
- O desenho como projeto de construção do ser e de encontro consigo próprio;
- A afirmação do desenho enquanto disciplina artística autónoma face a outras práticas como a pintura e a escultura;
- O sentido dilatado do conceito de projeto de desenho;
- A relevância do processo, da experimentação e da relação com o tempo, inerentes às práticas do desenho, desenvolvias nas décadas de sessenta e de setenta do século XX;
- O conceito de projeto de desenho: os referentes, as estratégias, os procedimentos e os materiais usados.
- As estratégias expositivas e os espaços como partes integrantes do desenho.

Metodologia de avaliação
A avaliação será contínua e efetuada através da realização de trabalho teórico-prático de carácter projetual com apresentações periódicas do mesmo. No final do ano letivo deverá ser apresentado, instalado cada projeto de desenho.

Bibliografia
- AA. VV., .. (1999). Desenho - Projecto de Desenho. .: Instituto de Arte Contemporânea
- Barro, D. (2003). Imagens (Pictures) para uma Representação Contemporânea. .: Mimesis
- Butler, C. (1999). Afterimage: Drawing Through Process. New York: The Museum of Contemporary Art
- Molina, J. (2006). Las Lecciones del Dibujo. Madrid: Cátedra

Método de Ensino
Aulas práticas de desenvolvimento e discussão do projeto individual de cada discente.

Apresentação de obras de artistas contemporâneos que usem o desenho como meio de expressão autónomo e visitas a exposições, sempre que oportuno.

Software utilizado nas aulas
não aplicável

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado