6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 963828.
Docente(s)
- Daniel Ferreira de Oliveira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos em contabilidade financeira
Objetivos
Conhecer e aplicar as normas internacionais de contabilidade no contexto empresarial
Programa
IAS 12 / NCRF 25 Impostos sobre o Rendimento
- Objetivo
- Âmbito
- Definições
- Base fiscal
- Reconhecimento de passivos por impostos correntes e de ativos por impostos correntes
- Reconhecimento de passivos por impostos diferidos e de ativos por impostos diferidos
- Mensuração
- Reconhecimento de imposto corrente e diferido
- Apresentação
- Divulgações
- Casos práticos
IAS 28 / NCRF 13 Interesses em Empreendimentos Conjuntos e Investimentos em Associadas
- Objetivo
- Âmbito
- Definições
- Caracterização de empreendimentos conjuntos e associadas
- Reconhecimento e mensuração
- Consolidação proporcional
- Método da equivalência patrimonial
- Divulgações
- Casos práticos
IFRS 3 / NCRF 14 Concentrações de Actividades Empresariais
- Objetivo
- Âmbito
- Definições
- Método de contabilização
- Aplicação do método de compra
- Divulgações
- Casos práticos
IAS 27 / IFRS 10 / NCRF 15 Demonstrações Financeiras Consolidadas e Separadas
- Objetivo
- Âmbito
- Definições
- Apresentação de demonstrações financeiras individuais
- Âmbito das demonstrações financeiras consolidadas
- Procedimentos de consolidação
- Divulgações
- Casos práticos
Metodologia de avaliação
Resolução de casos práticos
Avaliação contínua (por frequência) e exame presencial
Bibliografia
- PKF International, . (2015). IFRS 2015: Interpretation and Application of International Financial Reporting Standards. New Jersey: Jonh Wiley and Sons Inc
- Vários, . (0). IFRS Foundation and the IASB. Acedido em 1 de setembro de 2015 em http://www.ifrs.org/Home.htm
- Vários, . (0). Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. Acedido em 1 de setembro de 2015 em http://www.otoc.pt
- Vários, . (0). Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. Acedido em 1 de setembro de 2015 em http://www.oroc.pt
Método de Ensino
Presencial
Resolução de casos práticos
Software utilizado nas aulas