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Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Ano Letivo: 2014/15
Aprimorar a atuação técnica dos profissionais de História e demais áreas, na Pesquisa Arqueológica, Gestão do Património Cultural e Educação Patrimonial.Curso à distância: Plataforma e-learning e vídeo-conferência BBBLíngua: PortuguêsDiploma: Instituto Politécnico de TomarSiga o link seguinte para efetuar inscrição:http://www.estt.ipt.pt/posgradAGEP/

 

O curso pretende oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado na área da arqueologia e património cultural.


O número de créditos a totalizar pelo aluno para a obtenção da pós-graduação é 60 ECTS/30 créditos.


O plano do curso está dividido em duas fases:

  • Uma letiva de contacto, distribuídas ao longo de dois semestres 
  • Uma parte mais prática, realizada no terceiro semestre onde o aluno terá a opção de desenvolver um estágio ou uma dissertação, num tema sobre a área.


A maioria dos módulos obrigatórios funcionará ao fim de semana, sendo que alguns poderão também funcionar durante a semana, em horário pós-laboral, adaptado às diferenças de fuso-horário dos alunos dos diferentes países inscritos.

A página de facebook do curso pode ser consultada aqui. Participe!!!


PERÍODO DE FREQUÊNCIA

1º semestre – Outubro 2015 a Janeiro 2016

2º semestre – Fevereiro a Junho 2016

3º semestre – Julho a Dezembro 2016

Apresentação pública e defesa de relatórios e dissertações: Dezembro 2016

        

ECTS: 60
Local de Funcionamento: Tomar.

Objectivos

 - Aprendizagem dos conceitos, culturas, ocupação do território e dinâmicas de contato ao longo dos tempos.
- Aprofundar os conceitos e métodos da Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial, construindo uma formação especializada na área para a intervenção, preservação e proteção do património histórico-arqueológico.
- Desenvolver ações vinculando pesquisa, preservação, ensino, gestão e extensão;
- Possibilitar aos profissionais em Arqueologia, História e de outras áreas a integração em outros campos de atuação;
- Promover a interdisciplinaridade entre a disciplina de Arqueologia, História e demais áreas do conhecimento como Gestão do Património, Preservação e Educação Patrimonial.

Este curso está direcionado para profissionais provenientes de cursos superiores que atuam em:

  • Arqueologia;
  • Património;
  • Pesquisa cultural;
  • Laboratórios de Arqueologia;
  • Museus;
  • Ongs e Oscips de interesse cultural e educacional;
  • Gestão de bens arqueológicos, históricos e culturais;
  • Pesquisas e estudos sobre educação patrimonial.

Podem ainda ser aceites outros profissionais ou interessados com curriculum relevante na área ou em término de curso superior.

Saídas profissionais

Como saídas profissionais os formandos poderão prosseguir trabalhos de pesquisa, gestão, educação e projetos em instituições público ou privadas que integrem nos seus corpos especialistas com necessidade de valências em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial.
Como instituições acolhedoras destes profissionais contam-se:
  • Instituições de Ensino Superior
  • Municípios;
  • Empresas de Arqueologia;
  • Associações/ONGs;
  • Museus;
  • Instituições de Gestão de Património Cultural;
  • Laboratórios;
  • Centros de Pesquisa 
  • Centros de Educação Patrimonial

Condições de Acesso

Trata-se de uma pós-graduação em lato sensu, ou seja, especialista em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial.


A pós-graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial aposta numa aprendizagem à distância, através do e-Learning e videoconferência/plataforma BBB, usando as mais modernas e interativos meios de ensino pedagógico, dando a possibilidade a todos os interessados de poderem participar, num horário flexível e adaptado.

O e-Learning é uma ferramenta de ensino, baseada nas novas tecnologias, que foge ao tradicional modelo de aprendizagem. Fornece ao formando um conjunto de conteúdos pedagógicos de audiotexto e videotexto com os quais poderá interagir livremente. Neste sentido aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da formação curricular individual do aluno. 

Este poderá, sem sair de casa, consultar o programa letivo, ter acesso aos apontamentos, realizar testes, enviar trabalhos, consultar as avaliações, solicitar explicações aos professores ou assistir em tempo real às aulas letivas. 

As aulas ainda que à distância pressupõe um sistema de controlo de presença, permitindo ao aluno, levantar questões na sala de aula, interagir com os colegas, desenvolver trabalhos de grupo, ser acompanhado pelo docente e rever as mesmas na altura em que entender e onde quiser. 

É um processo personalizado que permite uma flexibilidade temporal e espacial, indo de encontro aos interesses do aluno e ao local onde este se encontra.

Como qualquer programa letivo possui um conjunto de aulas de contacto direto (professor-aluno) e horas de trabalho independente.

Como se desenrola o processo?
  • Bastará possuir ligação à internet e auscultadores/microfone. Um computador normal é suficiente para processar a plataforma.
  • No início da aula a webcamera e a plataforma são ativadas e a aula é transmitido on-line.
  • O aluno (onde estiver) entrará com uma palavra passe na plataforma, permitindo ao docente saber quem está presente.
  • O professor também possuirá um computador com acesso à plataforma.
  • O aluno poderá pedir explicações e tirar dúvidas on-line, durante a aula, através da plataforma de aprendizagem BBB. O professor explicará para a turma e o aluno assistirá à explicação pelo computador.
  • Na aula estará disponível um blackboard e um sistema para apresentação de powerpoints que permitirá ao aluno acompanhar os conteúdos que o professor leciona.
  • As aulas serão gravadas podendo ser revistas pelo aluno em qualquer altura e as vezes que considerar necessário.
  • Na plataforma será também exposto os apontamentos, vídeos, manuais, artigos e livros digitais, testes, exames, entre outros documentos.
  • Os professores poderão optar por desenvolver exames escritos, podendo estes ser também realizados à distância. Poderão conter perguntas de resposta múltipla, verdadeiro /falso, correspondência correta ou outro sistema e terão tempo limite, as respostas possuem valores associados.
  • O sistema presencial efetivo dos alunos só será exigido durante o estágio, no caso de opção deste.

Siga o link seguinte para efetuar inscrição:

http://www.estt.ipt.pt/posgradAGEP/


Valores
Inscrição: 75€ (euros)
Seguro: 2€ (euros)
Taxas de frequência:1000€ (euros)


Horário e dias de funcionamento

Curso na modalidade à distância (Plataforma de ensino à distância – IPT elearning-BBB).
Horário Pós-laboral.


 

Vagas

20

Propinas e métodos de pagamento

- 400€ no primeiro mês seguido à inscrição

- 300€ no final do primeiro semestre

- 300€ no final do segundo semestre

Taxas e Emolumentos

 Candidatura: 75,00€

 Seguro escolar: 2,00€

Documentos necessários

(remeter por email para guiomar.fonseca@ipt.pt - secretaria da pós-graduação)

  • Curriculum Vitae detalhado;
  • Certificado de Habilitações;
  • Cópia do bilhete de identidade ou documento de identificação;
  • Cópia do cartão de contribuinte.
  • Boletim de candidatura

Calendarização

1ª Fase: 30 de Março a 30 de Junho 2015

2ª Fase: 01 de Julho a 18 de Setembro 2015

Início letivo: Outubro de 2015

Ano Letivo: 2014/15
Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
201413 Antropologia e EtnoarqueologiaCiências Auxiliares 2
20147 Arq. Histórica BrasileiraArqueologia 2
20144 Arq. Pré-Histórica BrasileiraArqueologia 2
20146 Arqueologia Moderna e da Expansão MaritimaHistória 2 Fernando Larcher (2)
20145 Arqueologia das Antigas CivilizaçõesHistória 2 Alexandra Figueiredo (2)
20149 Detecção e conservação de micro-contextos arqueológicosTeoria e Método em Arqueologia 2
20141 Introdução à ArqueologiaArqueologia 2 Alexandra Figueiredo (2)
201410 Metodos e Técnicas Arqueológicas em meio subaquáticoTeoria e Método em Arqueologia 4 Alexandra Figueiredo (2)
201411 Métodos e Técnicas Arqueológicas em meio terrestreTeoria e Método em Arqueologia 4 Alexandra Figueiredo (2)
20142 Origens do homemArqueologia 2 Alexandra Figueiredo (2)
201414 Preservação de espólio arqueológico terrestre e subaquáticoCiências Auxiliares 4
20143 Pré e Proto-História PeninsularArqueologia 2 Alexandra Figueiredo (2)
201412 Sistemas de Informação do Património Arqueológico e MonumentalGestão do Património 4 Rita Anastácio (2)
20148 Teoria do Geosistema Aplicada à ArqueologiaTeoria e Método em Arqueologia 2
2º Semestre
201417 Educação PatrimonialEducação 2
201416 Estudos de Impacte Patrimonial Terrestre e SubaquáticoCiências Auxiliares 2
201420 Estágio prático 16 Alexandra Figueiredo (2)
201415 Legislação, Estudo e Gestão do PatrimónioGestão do Património 2
201418 Seminário de InvestigaçãoEducação 2 Alexandra Figueiredo (2)
201421 Tese 16 Alexandra Figueiredo (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Parcerias


Contactos

Coordenador(a) Erasmus

Alexandra Águeda de Figueiredo

Alexandra Águeda de Figueiredo

Gabinete: H211
t.: 967544224
ext.: 3183
endereço de e-mail

Secretariado

Guiomar Maria Marques Fonseca Cotovio

Guiomar Maria Marques Fonseca Cotovio

Gabinete: I 215
t.: 249 328 237
ext.: 1214 e 01302
endereço de e-mail
facebookmoodle
Ano Letivo: 2014/15
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
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