6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 30168.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Capacidade utilização das técnicas principais para a modelação e animação de objectos, personagens e cenas 3D usando as plataformas de software existentes no mercado.
Programa
Tipos de projecção. Vistas de sólidos. Perspectivas axonométricas Cortes em perspectiva. Perspectivas explodidas. Desenho Assistido por Computador CAD (modelação de sólidos). Operações entre sólidos e poligonos. Desenho em perspectiva cónica com sombras e reflexos Materiais, texturas e brilho.
Mecanismos da animação. Criação de efeitos animados.
Metodologia de avaliação
Trabalhos Laboratoriais e projecto final.
Bibliografia
- Ross, A. (2004). Foundations of 3Ds Max 6. USA: Autodesk, Incorporated
- Santos, J. (2009). AutoCad 2010. (Vol. I). (pp. 190-195). Lisboa: FCA
- Santos, J. (2009). AutoCad 3D 2010. Lisboa: FCA
Método de Ensino
Aulas baseadas na realização de trabalhos práticos de demonstração das técnicas usando as principais ferramentas de software existentes no mercado. Trabalhos de projecto.
Software utilizado nas aulas