3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 30165.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Dotar os alunos de conceitos fundamentais sobre o processo de formação de uma empresa e das suas
obrigações perante o estado;
Desenvolver e aprofundar o processo de análise com vista à elaboração de um plano de negócios para uma
nova empresa de base tecnológica;
Desenvolver técnicas de apresentação em função da agenda do investidor.
Programa
Conceitos de empreendedorismo; Processo empreendedor; Metodologias para a escolha do projecto;
Elaboração de um Plano de Negócios; Financiamento do projecto; Como criar a sua empresa; O início de
actividade; Sucesso / insucesso empresarial.
Metodologia de avaliação
A avaliação da cadeira processar-se-á através de exame final. No entanto, é facultada aos alunos a
possibilidade de dispensa a esse exame, através da realização das seguintes componentes de avaliação
contínua com nota mínima final de 10 valores:
Participação oral nas aulas e na discussão dos projectos: 25%
Apresentação e relatório da Análise/Plano de Oportunidade: 30%
Apresentação do Plano de Negócios e Relatório Final do projecto: 45%.
Para aprovação na unidade curricular, o aluno terá de obter uma classificação, ponderada pelas quatro
componentes, mínima de 10 valores.
Avaliação por exame
Prova escrita com o peso de 100%.
Bibliografia
- Idis, R. e Welter, F. (2008). Innovation and Entrepreneurship Successful Start-ups and Businesses Emerging Economies. London: Edgar Elgar Publishing
Método de Ensino
Ao longo da disciplina é realizada a validação da oportunidade de negócio, a organização interna da empresa e o
plano de negócios (em grupos de até 4 alunos)
A operacionalização das sessões será levada a cabo de acordo com o planeamento das sessões
Software utilizado nas aulas