IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2014/15

Museus, Património e Sociedade do Conhecimento

Gestão Patrimonial e Desenvolvimento Regional

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Acta n.º72 CE CC ESGT

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T , Cód. 301413.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Aquisição de uma visão holística sobre:
a)Gestão do património cultural numa perspectiva de desenvolvimento
integrado e de base territorial.b)Rentabilização em projecto de recursos patrimoniais.c)Interligação cultura-património sob directivas de sustentabilidade de projectos culturais

Programa
1. Definição conceptual de património e desenvolvimento sustentável, evolução histórica e aplicabilidade ao
contexto regional.
2. Disfunções e rentabilidade nos projectos de conservação e valorização dos patrimónios.
3. Factores críticos da sustentabilidade e competitividade dos projectos culturais.

Metodologia de avaliação
Participação no debate. Sínteses das recensões críticas. Pesquisa em e:learning, critérios de pertinência,
usabilidade e fiabilidade.
Projecto de trabalho de investigação aplicada.

Bibliografia
- Cabral, F. (1993). Fundamentos da Arquitectura Paisagista. (Vol. 1). Lisboa: Instituto de Conservação da Natureza
- Carvalho, A. (1999). Geomonumentos. (Vol. 1). Lisboa: Liga de Amigos de Conímbriga
- Dias, J. (1990). Estudos de Antropologia. (Vol. 1). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda
- Dias, J. (1993). Estudos de Antropologia. (Vol. 2). Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda

Método de Ensino
Seminários virtuais. Oficina de debate especulativo. Estudos de caso.Recensão crítica de textos biográficos e
documentais, selecionados pela sua pertinência e fiabilidade.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado