0 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 30113.
Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Pretende-se que os mestrandos adquiram as competências indispensáveis a uma avaliação global da situação das empresas, preparando-os para dar respostas jurídicas adequadas à realidade dos problemas que se colocam diariamente com as sociedades comerciais portuguesas.
Conhecer competências de gestão.
Programa
Processo e problemas da criação de uma empresa; Ideia, oportunidade e modelo de negócio; Criatividade; O plano de negócio; Marketing; Financiamento de novos projectos empresariais; A franquia; Compra de empresas ou Management buy-out; Venture management: Intrapreneurship.
Metodologia de avaliação
Elaboração escrita de um plano de negócios, O plano de negócios terá que ser apresentado e discutido publicamente. A nota mínima para aprovação na disciplina é de 10 valores.
Bibliografia
- Horácio, C. (2004). Criação & Gestão de Micro-Empresas & Pequenos Negócios.. LISBOA: Lidel-Edições Técnicas
- Manuel, P. (2009). Marketing para empreendedores e pequenas empresas. LISBOA: Lidel Edições Técnicas.
Método de Ensino
Método expositivo com recurso a materiais audiovisuais que serão disponibilizados aos mestrandos no início do período de leccionação da disciplina. Adicionalmente, preconiza-se a realização e discussão de casos de estudo.
Software utilizado nas aulas