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Ano Letivo: 2014/15

Gestão de Empresas Familiares e Empreendedorismo

Cultura e Clima Organizacional nas Empresas Familiares

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ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 301114.

Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Esta disciplina analisa os aspectos mais relevantes dos conceitos e enfoques teóricos mais representativos de cultura e clima organizacional. Seu principal objectivo é tomar consciência da importância do desenvolvimento cultural e do clima organizacional, em que a unidade e compromisso são os pontos fortes essenciais das "boas" Empresas Familiares.
Pretende-se que os estudantes (a) adquiram e melhorem as suas competências de liderança, (b) compreendam as suas forças e fraquezas nesses domínios, (c) venham a ser capazes de desenvolver seguidores capazes de colocarem o seu potencial ao serviço das organizações e do seu desenvolvimento pessoal; (d) compreendam os limites da actuação dos líderes sobre a eficácia das equipas e organizações; (e) adquiram sensibilidade e compreensão dos comportamentos em contexto organizacional, para que possam actuar sobre os mesmos.

Programa
A pessoa na empresa familiar: Interacção pessoa-empresa, estrutura humana, sistemas de gestão do componente humano; Cultura Organizacional: Conceitos da cultura organizacional, valores, mudança organizacional, transmissão da cultura organizacional e familiar; Clima Organizacional: Conceitos sobre clima, factores que contribuem para o clima organizacional, a liderança ressonante, recursos para criarem um ambiente benéfico na empresa familiar. A liderança carismática e transformacional: Liderança de reuniões: Líderes e seguidores: A liderança em contexto internacional; O coaching.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Será feita uma avaliação contínua de acordo com a participação e desempenho em aula (presença, intervenções orais, exposições escritas e comportamento) manifestados pelo aluno (10%).
A realização de uma prova escrita individual, tem uma ponderação de 60% para a classificação final.
Os restantes 30% correspondem à classificação dos trabalhos práticos obrigatórios e individuais. Avaliação final:Época Normal - Realização de uma prova escrita (100%);Época de Recurso - Realização de uma prova escrita (100%)

Bibliografia

Método de Ensino
Adoptar-se-á uma metodologia caracterizada pela coexistência do modelo expositivo com o modelo interactivo. Na leccionação das aulas utilizar-se-á o quadro branco de porcelana e a projecção de diapositivos. Incentivar-se-á a participação activa dos alunos nas aulas. Como estratégia para a prossecução dos objectivos da disciplina, promover-se-á a realização de trabalhos práticos com apresentação na própria aula.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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