IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2014/15

Conservação e Restauro

Metodologia de Investigação

<< voltar ao Plano Curricular

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 3380227.

Docente(s)
- António João de Carvalho da Cruz (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos do uso da internet e do Microsoft Word.

Objetivos
Conhecer as diferentes etapas dos processos de investigação; Conhecer os diferentes tipos de literatura técnica e científica; Saber realizar pesquisas bibliográficas aproveitando adequadamente os recursos digitais; Saber como organizar adequadamente artigos, relatórios e dissertações; Conhecer os pr

Programa
1.O processo de investigação: etapas e desenvolvimento
2.Pesquisa bibliográfica
3.Escrita de documentos científicos e técnicos
4.Preparação de documentos, especialmente relatórios de estágio e dissertações, em formato digital

Metodologia de avaliação
Escrita de artigo de revisão sobre tema à escolha ou, em alternativa, teste escrito, com consulta, nas épocas de exame.

Bibliografia
- Azevedo, M. (2011). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares. Sugestões para a Estruturação da Escrita. Lisboa: Universidade Católica Editora
- Bennett, K. (2008). English Academic Discourse: Its Hegemonic Status and Implications for Translation. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
- Poupa, C. e Pereira, A. (2008). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word. Lisboa: Sílabo
- Turabian, K. (2007). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. Chicago: The University of Chicago Press

Método de Ensino
Aulas teóricas e aulas teórico-práticas em que são realizados exercícios pelos alunos e são discutidos alguns problemas comuns.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado