Publicação em Diário da República: Despacho n.º 14151/2010
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 1,50 OT , Cód. 9932009.
Docente(s)
            - Miguel Eduardo de Osório Pinto dos Santos  (2)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Compreender a comunicação e os mass media de uma perspectiva sociológica; Adquirir uma perspectiva teórica que permita aprofundar conhecimentos sobre a comunicação em disciplinas específicas; Dotar os alunos com a capacidade de construir a sua própria visão dos media e da sociedade em que vivem;
Programa
          Apresentação da Sociologia como forma de consciência; 
As três grandes narrativas sociológicas da modernidade; A Síntese Parsoniana; Três visões da post modernidade; A emergência do paradigma comunicacional; As Principais tradições teóricas sobre a comunicação; O poder dos media e três questões recorrentes
Metodologia de avaliação
          1º Frequência (50%)+ 2º Frequência (50%) ou Trabalho (50%)
Bibliografia
          
Método de Ensino
          Aulas teóricas com exposição de matérias e orientação de estudo; aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
          

















