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Ano Letivo: 2014/15

Video e Cinema Documental

Tecnologias do Audiovisual

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 14151/2010

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9932006.

Docente(s)
- Nelson Alexandre Araújo Valente Tondela (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
a. Dominar equipamentos de imagem e som
b. Compreender as funções dos Assist. Produção, Imagem e Som
c. Dominar a montagem não linear
d. Aplicar conhecimentos na realização de exercícios
e. Dominar procedimentos de trabalho
f. Desenvolver a capacidade de discurso
g. Desenvolver trabalho em equipa

Programa
1.1 – A linguagem do Audiovisual.
1.2 – Princípios da Montagem: Continuidade lúcida – Raccords, Consequências da alteração da escala de plano e ângulo, Noção de direcção, Ritmo, Tom e Som.
1.3 – O efeito Kuleshov.
1.4 – A “Regra dos 6”: Emoção; Narrativa; Ritmo, Atenção; Dupla dimensão do ecrã; Terceira dimensão do espaço da ação.
2.1 - Final Cut Pro: Introdução e técnicas básicas.
3.1 - Final Cut Pro: Técnicas avançadas.
4.1 – Procedimentos para a correcta utilização dos equipamentos de registo de Imagem e equipamento diverso (iluminação; tripés; filtros...).
4.2 – Comandos e Funções das câmaras de Vídeo Panasonic.
4.3 – Comandos e Funções das câmaras DSLR Canon.
4.4 – Cuidados especiais com objetivas.
4.5 – Noções básicas: Distância Focal e Foco; Exposição e Balanço de Brancos.
4.6 – Noções básicas de Continuidade: Regra dos 30º e 180º.
4.7 – Movimentos de Câmara: Dollies; Charriôts; Gruas; Steadycams; Suportes de ombro: Movimento harmónico.
5.1 – Procedimentos para a correcta utilização dos equipamentos de registo de Som.
5.2 – Conexões: Gravador > câmara; Misturadora > câmara; Misturadora > Gravador.
5.3 – Comandos e Funções dos gravadores de Som.
5.4 – Cuidados especiais com microfones.
5.5 – Correcto uso da Perche.
5.6 – Microfones: Dinâmicos VS Condensadores; Polaridades.
5.7 – Ligações: XLR; Jack; TRS; BNC; Balanceadas e não balanceadas.
5.8 – Monitorização e Mistura; Nível de Linha e nível de Microfone.
5.9 – Técnicas de captação.
6.1 – O trabalho dos Assistentes de Produção, Imagem e Som.
7.1 – Pitching: Storylines, Sinopses e Treatments.
7.2 – Pré-produção e preparação: O Dossier – Primeiros contactos com personagens,
Sinopse, argumento, cronograma, repérage, equipa e previsão orçamental.
7.3 – Desenvolvimento: Investigação, reflexão, selecção, reunião de talentos.
7.4 – Folhas de Serviço.
7.5 – Dossier de Produção.

Metodologia de avaliação
Projeto (40%) Exame (40%) Assiduidade, pontualidade e participação (20%)

Bibliografia
- CHION, M. (1996). El Cine y sus Oficios. Madrid: Ediciones Catedra
- GROTTICELLI, M. (1996). American Cinematographer Video Manual. Los Angeles: American Cinematographer
- THOMPSON, R. (1993). Grannar of The Edit. Oxon UK: Focal Pres
- THOMPSON, R. (1998). Grannar of The Shot. Oxon UK: Focal Press

Método de Ensino
a. Aulas teóricas em sala de aula
b. Aulas práticas em sala de aula
c. Aulas práticas em campo

Software utilizado nas aulas
Final Cut Pro

 

 

 


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