Publicação em Diário da República: Plano 4 - 2010/2011
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 15,0 S , Cód. 925035.
Docente(s)
            - Fernando Sérgio Hortas Rodrigues  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Ser capaz de produzir uma proposta de projeto de investigação.
Saber documentar e desenvolver um projeto de investigação, conhecendo todas as fases e componentes envolvidas no desenvolvimento do mesmo.
Ser capaz analisar e desenvolver de forma critica um tema.
Programa
          Desenvolvimento de um Projeto de Investigação
 -Identificação do Problema
 -Formalização do Problema
 -Estado-da-Arte do conhecimento sobre o problema
 -Investigação
 -Conclusões
 -Divulgação
A escrita de um relatório técnico e as suas várias componentes
 -Título
 -Resumo
 -Introdução
 -Revisão da Literatura
 -Investigação
 -Estudo
 -Conclusão e trabalho futuro
 -Formatação do Relatório
 -Referências
Planeamento e Gestão de Projetos através do MS Project
 -Propriedades do projeto
 -Calendário do projeto
 -Deliverables e a WBS (Work Breakdown Structure)
 -Atividades
 -Gráfico de Gantt
 -Afetação de recursos
 -Milestones
 -Baseline e Tracking do projeto
Palestras sobre Metodologias de Desenvolvimento de Software, Tecnologias de Informação e Comunicação e outras de interesse geral.
Metodologia de avaliação
          Resumos dos Seminários (25%) e  Defesa do Projeto Teórico de Investigação (75%)
Bibliografia
          - D'Oliveira, T. (2007). Tesese Dissertações - Recomendações para a elaboraçãoe estruturação de trabalhos científicos. Lisboa:  Editora RH
- Miguel, A. (2010). Gestão de Projectos de Software. Lisboa:  FCA
- Oliveira, L. (2011). Dissertação e tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Portugal:  Lidel
- Silva, M. (2013). Microsoft Project 2013. Portugal:  FCA
Método de Ensino
          Aulas teórico expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Seminários onde são apresentados casos concretos.
Software utilizado nas aulas
          

















