Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 964151.
Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem compreender:
- O lugar e o papel da GRH no contexto da evolução empresarial;
- A importância da gestão administrativa e do Direito do Trabalho nos recursos humanos;
- A importância da componente estratégica dos recursos humanos, ao nível do estudo das variáveis comportamentais.
Programa
- O papel da Gestão de Recursos Humanos e a sua importância nas organizações.
- A análise dos diferentes fatores ao nível da Gestão dos Recursos Humanos.
- A articulação das práticas de Gestão de Recursos Humanos com a estratégia de empresa.
- A gestão administrativa e o enquadramento jurídico.
- A análise e descrição de funções.
- A avaliação de desempenho.
- A organização e planeamento de carreiras.
- O recrutamento e seleção de pessoal.
- A remuneração e a sua influência na motivação. Os sistemas de recompensa.
- A importância da formação.
- A mudança organizacional. Porque falham os processos de mudança e quais as estratégias de que os gestores dispõem para vencer a resistência à mudança?
- A liderança e a comunicação. A liderança e sua importância no desempenho das organizações. Qual a importância da comunicação e que implicações advêm para a gestão?
- A cultura organizacional e a socialização como estratégia de integração.
- O gestor de recursos humanos e a multiculturalidade atitudes e valores a ter em conta. Compreender as tendências do nosso tempo e o seu impacto na gestão.
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua consta de uma frequência e trabalhos de grupo. São aprovados e dispensados do exame os alunos cuja nota seja igual ou superior a 10 valores na frequência e obtenham também, no mínimo, 10 valores nos trabalhos de grupo.
Bibliografia
- Armstrong, M. (1996). Personnel Management Practice. London: Kogan Page
- Pina e Cunha, M. e Cunha, R. (2003). Manual do Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH Editora, Lda.
Método de Ensino
Na UC de GRH dá-se ênfase ao estudo de casos práticos, o que permitirá uma melhor compreensão dos conhecimentos teóricos e ao mesmo tempo proporcionará aos discentes as ferramentas para enfrentar a solução de problemas reais de uma forma criativa.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.