5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 989544.
Docente(s)
- Luís Manuel Mota dos Santos Figueira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Desenvolver competências instrumentais, interpessoais e sistémicas nos domínios da conceção e operacionalização de intervenções turísticas que, numa ótica de produção de rotas temáticas, valorizem o território.
Programa
1. O Turismo como sistema e a sua interação com as componentes territoriais: geohistória do turismo; 2. Os impactes da atividade turística, a apropriação do território e a criação de espaços turísticos; 3. O Turismo, o suporte geográfico, os principais conceitos e terminologia; 4. O processo de turistificação do território e a roteirização; 5. Elaboração de rotas turísticas.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: Presença (10%), desempenho (10%), exercício prático (30%), teste escrito (50%). Avaliação final por exame: exercício prático (50%) e componente teórica (50%).
Bibliografia
- Baurillard, J. (2008). A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70
- Baurillard, J. (2008). A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70
- Beni, M. (2012). Turismo - planejamento estratégico e capacidade de gestão.Desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. São Paulo: Editora Manole Ltda
- Beni, M. (2012). Turismo - planejamento estratégico e capacidade de gestão.Desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. São Paulo: Editora Manole Ltda
- Boyer, M. (1996). L'invention du tourism. Paris: Gallimard
- Boyer, M. (1996). L'invention du tourism. Paris: Gallimard
- Cunha, L. (2009). Introdução ao Turismo. Lisboa: Editorial Verbo
- Cunha, L. (2009). Introdução ao Turismo. Lisboa: Editorial Verbo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas e de análise e discussão de casos práticos.
Software utilizado nas aulas