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Ano Letivo: 2014/15

Gestão de Empresas

Planeamento Estratégico

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Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152225.

Docente(s)
- Eduardo Fontão MontAlverne Brou (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Gestão e Economia.

Objetivos
O desígnio desta cadeira é a Gestão Estratégica das Organizações. Pretende-se clarificar o conceito de Estratégia, Processo Estratégico e de Planeamento Estratégico, bem como transmitir a evolução dos conceitos, modelos e práticas da Gestão Estratégica

Programa
1ª UNIDADE: ESTRATÉGIA

I - ESTRATÉGIA: CONCEITO E PROCESSO
1. Apresentação de definições válidas.
2. Decisão, Escolhas e Processo Estratégicos.
3. A intenção estratégica.
4. Bibliografia - referência da Gestão Estratégica; as Obras seminais.

II – ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. Análise SWOT – K. Andrews
2. A “Estratégia Económica” – K. Andrews
3. Análise Competitiva; Escola do Posicionamento (Modelo das 5 Forças – Porter).
4. Estratégias genéricas.
5. Grupos Estratégicos – Porter.
6. A cadeia de valor – Porter.
7. A Estratégia baseada nos Recursos ( the Resource-based view of the Firm).
8. As Competências Nucleares - Hamel & Prahalad.

III – A FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. O Planeamento Estratégico formal.
2. Interação entre Formulação e Execução.
3. “Moldar” a Estratégia – Mintzberg.
4. O “efeito Honda” – Pascale.
5. Variação – Selecção – Retenção.


2ª UNIDADE: AS ORGANIZAÇÕES (Uma Revisão breve).

I – TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

1. Porquê estudar as organizações?
2. A Teoria das Organizações.
3. Organizações como área de estudo.
4. Definindo o conceito de organização.
5. Porque é que existem organizações?
6. A organização “total”.

II – A ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES

1. Revisão do conceito.
2. As seis partes básicas da organização – Mintzberg.
3. Características básicas e mecanismos de coordenação.
4. Configurações da organização – Mintzberg.
5. Variáveis principais da estrutura de uma organização.
6. Formas básicas da estrutura de uma organização.
7. Estrutura vs. dimensão/idade.
8. Estrutura e tecnologia.
9. Estrutura e ambiente
10. Estrutura; tendências.
11. A escolha da estrutura

3ª UNIDADE: ESTRATÉGIA E CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS

I – ESTRATÉGIA E CONTEXTO EMPRENDEDOR (START-UP)

1. A organização empreendedora.
2. Estratégia em contexto empreendedor.

II – ESTRATÉGIA E CONTEXTO MADURO.

1. A burocracia mecanicista.
2. O planeamento estratégico.
3. Condições para a programação estratégica.

III. ESTRATÉGIA E CONTEXTO DIVERSIFICADO

1. A organização diversificada.
2. A estrutura divisional.
3. O papel da sede.
4. Tipos de diversificação. Grupo vs. Empresa diversificada.

IV – ESTRATÉGIA E CONTEXTO INOVADOR

1. A organização inovadora; estrutura básica.
2. Condições da organização inovadora.
3. Formação da estratégia no contexto inovador; as funções do vértice estratégico.
4. Competências nucleares das empresas de projeto.

V – ESTRATÉGIA E CONTEXTO INTERNACIONAL:
A Internacionalização e a Gestão de Empresas Multinacionais.

1. A abordagem tradicional ao desenvolvimento multinacional.
2. Internacionalização: uma experiência de aprendizagem.
3. Modelo de estágios da estrutura internacional – Stopford & Wells.
4. A decisão do modo de entrada.
5. Modelos estratégicos e organizacionais da internacionalização.
6. Características da indústria e estratégia internacional.
7. O âmbito global e local das decisões.

Metodologia de avaliação
2 Testes Escritos (50%), Notas sobre Casos (7,5%), Trabalho de Grupo (35%), Qualidade da Participação nas aulas (7,5%).

Bibliografia
- Mintzberg, H. e Quinn, J. e Ghoshal, S. e Lampel, J. (2014). The Strategy Process; Concepts, Contexts, Cases. UK: Perason Education
- Mintzberg, H. (2003). The Strategy Process. USA: Pearson Education
- Santos, J. (1992). A Gestão de Grupos Empresariais. Porto: ASA
- Shafritz, J. e Ott, J. e Jang, Y. (2005). Classics of Organization Theory. USA: Wadsworth

Método de Ensino
Método expositivo. Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. Resolução de casos empresariais práticos.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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