IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2014/15

Engenharia Química e Bioquímica

Física II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011

4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 918410.

Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Álgebra, análise, trigonometria elementar, cálculo vetorial, conhecimento e aplicação das 3 leis de Newton a movimentos da partícula no plano.

Objetivos
Pretende-se que os estudantes se familiarizem com os princípios de variação do momento linear, energia e momento angular e com as noções de ondas eletromagnéticas e sonoras e que se tornem capazes de raciocinar, aplicando-os a situações físicas concretas, obtendo, analisando e avaliando predições.

Programa
1- Princípios da variação de momento linear, energia e do momento angular. Aplicação às simulações computacionais do movimento de projéteis, pêndulo, movimento central e movimento circular acelerado
2- Movimentos oscilatórios e ondulatórios. Caraterísticas gerais da luz e som: velocidade,índice de refração; período, frequência, comprimento de onda; espetro eletromagnético e som

Metodologia de avaliação
Duas frequências contendo perguntas de desenvolvimento e/ou escolha múltipla durante o semestre.

Bibliografia
- Alonso, M. e Finn, E. (1972). Física, um curso universitário. (Vol. I). (pp. 81-392). São Paulo, Brasil: Edgard Blucher

Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas para resolução de problemas e realização de experiências práticas. Para esclarecimento de alguns conceitos e leis, são utilizadas simulações Modellus e visualizados alguns vídeos.

Software utilizado nas aulas
Moodle, Modellus, simulações PHET e outras simulações online.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado