IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2014/15

Engenharia Mecânica

Electricidade e Electrónica

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 1469/2007

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 15,0 TP + 3,50 OT , Cód. 912310.

Docente(s)
- Francisco José Alexandre Nunes (2)
- Toni dos Santos Alves (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O aluno deverá ficar habilitado a utilizar as ferramentas e os conceitos fundamentais necessários para analisar circuitos elétricos simples, bem como alguns circuitos eletrónicos básicos com amplificadores operacionais, diodos, transistores ou portas lógicas digitais.

Programa

1.Constituição da Matéria.

2.Circuitos em Corrente Contínua
2.1. Definições; grandezas elétricas fundamentais: intensidade da corrente elétrica, tensão elétrica; sistema internacional de unidades
2.2. Formas da corrente elétrica
2.3. Resistência, resistividade, condutância e condutividade de um condutor metálico
2.4. Materiais utilizados em eletricidade: condutores, semicondutores e isoladores
2.5. Lei de Ohm
2.6. Fontes de tensão e fontes de corrente
2.7. Lei de Joule. Potência absorvida e fornecida por um elemento de circuito.
2.8. Leis de Kirchhoff
2.9. Análise de circuitos simples
2.10. Associação de resistências e de condutâncias
2.11. Divisor de tensão e divisor de corrente
2.12. Teorema da sobreposição
2.13. Teorema de Thévenin
2.14. Teorema da máxima transferência de potência
2.15. Equivalente estrela-triângulo e triângulo-estrela
2.16. Aparelhos de medida: voltímetro, amperímetro, ohmímetro

3.Corrente Alternada Sinusoidal Monofásica
3.1. Necessidade da corrente alternada
3.2. Representação matemática e representação vetorial da corrente alternada
3.3. Desfasamento entre grandezas alternadas sinusoidais
3.4. Elementos de circuito em corrente alternada: resistência, condensador e bobina
3.5. Representação de grandezas alternadas sinusoidais por fasores
3.6. Impedância, reatância e admitância
3.7. Potências ativa, reativa e aparente
3.8. Fator de potência
3.9. Circuitos RLC
3.10. Compensação do fator de potência.

4.Amplificador Operacional (AmpOp)
4.1. Tensões e Correntes nos Terminais do AmpOp
4.2. Seguidor de tensão
4.3. Circuito inversor
4.4. Circuito somador
4.5. Circuito não inversor
4.6. Amplificador de diferença
4.7. Amplificador de instrumentação
4.8. Comparador

5.Díodo
5.1. Semicondutores tipo N e tipo P
5.2. Junções
5.3. Polarização direta
5.4. Polarização inversa
5.5. Reta de carga
5.6. Circuitos com díodos (portas lógicas, retificadores, limitadores)
5.7. Díodos especiais: díodo zener (reguladores de tensão), díodo schottky, LED e fotodíodo

6.Transístor de Junção Bipolar (TJB)
6.1. Estados de funcionamento: corte, zona ativa e saturação
6.2. Configuração de Emissor Comum (EC)
6.3. Polarização e estabilização
6.4. O transístor como elemento amplificador
6.5. O TJB como fonte de corrente
6.6. Aplicações fundamentais de um transístor
6.7. Transístor como interruptor
6.8. Fototransístor e isoladores optoeletrónicos

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: - 6 trabalhos práticos;
Avaliação Periódica:Frequência, Exame, Exame de Recurso ou Exame Trabalhador Estudante.
Avaliação Final:-Parte escrita nota mínima de 9 valores e parte de trabalhos práticos nota mínima de 10 valores.

Bibliografia
- Albuquerque, E. (2006). Análise de Circuitos em Corrente Alternada. (Vol. 1). (pp. 13-225). São Paulo: Érica
- Alves, T. (2015). Sebenta Electricidade e Electrónica . (Vol. 1). (pp. 1-234). ESTA: ESTA/IPT
- Cruz, E. (2007). Eletrónica Aplicada. (Vol. 1). (pp. 15-293). São Paulo: Érica
- Markus, O. (2008). Circuitos Elétricos - Corrente Contínua e Corrente Alternada. (Vol. 1). (pp. 01-279). São Paulo: Érica

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, nas teóricas-práticas propõem a resolução de casos práticos e práticas-laboratoriais são utilizadas para a realização de trabalhos laboratoriais.

Software utilizado nas aulas
Electronics Workbench

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado