5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL , Cód. 908933.
Docente(s)
            - Maria de Lurdes Belgas da Costa Reis  (2)
- Anabela Mendes Moreira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos gerais no domínio dos materiais e dos processos gerais de construção.
Objetivos
          Estudar as questões relacionadas com a segurança contra incêndios e  conforto térmico, acústico e higrométrico em edifícios. Os alunos adquirem as competências essenciais para escolherem, as soluções de projeto que mais se adequam ao cumprimento dos regulamentos(REH,RSCIE e RRAE).
Programa
          1-Introdução à Física das Construções.2-Comportamento Térmico dos Edifícios.3-Comportamento Higrométrico dos Edifícios.4-Ventilação Natural dos Edifícios.5-Segurança Contra Incêndio em Edifícios.6-Acústica de Edifícios (processos de quantificação do ruído, propagação do som em espaços fechados e isolamento sonoro).
Metodologia de avaliação
          A avaliação da UC será feita através de uma prova escrita (sem consulta) (60%) e um trabalho de aplicação prática (40%). O trabalho consta da verificação da conformidade do projecto de um edifício com os requisitos do REH e a sua avaliação energética
Bibliografia
          - Abrantes, J.  e Castro, C. (2009). Manual de Segurança Contra Incêndio em Edifícios. (Vol. 1). Sintra:  ENB
- Braga, A.  e Piedade, A.  e Rodrigues, A. (2009). Térmica de Edifícios. (Vol. 1). Amadora:  Edições Orion
- Vigran, T. (2008). Building Acoustics. London:  Taylor & Francis
Método de Ensino
          As aulas teóricas envolvem a apresentação conceitos. As aulas práticas consistem na resolução de problemas e na análise da conformidade do projeto de um edifício com os requistos do REH.B-learning para apoiar a transmissão dos conteúdos programáticos
Software utilizado nas aulas
           Programa Solterm do INETI
 Folha de cálculo para avaliação do comportamento térmico e do desempenho energético de um edifício de acordo com o REH.
 Aplicação LNEC_Ventilação REH e RECS

















