Publicação em Diário da República: Despacho nº 13772/2014 - 12/11/2014
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 905626.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final do curso os alunos devem demonstrar conhecimentos, competências e capacidade de gerar alternativas estratégicas nas empresas, bem como demonstrar reflexão crítica em relação à análise, formulação e planeamento estratégico.
Programa
1.Origens do pensamento estratégico
2.Escolas do pensamento estratégico
3.Análise estratégica
4.Analise da empresa
5.Formulação da estratégia
6.Adequação da estratégia para adaptação a situações específicas do sector e da empresa.
7.Conceito, desafios e mudanças nos sistemas de informação
8.Análise de gestão, com a informação e a integração na estratégia das empresas.
9.Casos práticos
Metodologia de avaliação
Avaliação: Trabalhos práticos com apresentação, 50%
Frequência, mínimo 8 (oito) valores, 50%. Os alunos que forem considerados admitidos a exame (nota inferior a 10 valores) poderão ir a Exame (100%).
Bibliografia
- Arthur A, T. e John, G. (2008). Administração Estratégica. Lisboa: McGraw-Hill
- Carvalho, J. (2006). Manual de Estratégia, Conceitos Prática e Roteiro. Lisboa: Edições Sílabo
(2008). Gestão Estratégia, Conceitos modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora
Método de Ensino
Temas da actualidade e discussão de case studies, de acordo com o programa ministrado;
Consultas de trabalhos tendo em consideração os temas apresentados;
Equipamento audiovisual de apoio (data-show, power-point).
Software utilizado nas aulas