Publicação em Diário da República: Ext Ata Reun n.23 CTC-ESTT
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 7,0 OT , Cód. 964352.
Docente(s)
- João Diogo Seiça Pereira Seguro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Utilização de software de edição de imagem.
Objetivos
OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Desenvolvimento das capacidades de reflexão e análise das utilizações contemporâneas do vídeo e do áudio.
Esta cadeira tem como objectivo, orientar o aluno na leitura e produção de formatos audiovisuais (vídeo, e display audiovisual orientado por meios tecnológicos) de forma a possibilitar a utilização crítica das práticas audiovisuais no seio das tecnologias da imagem e da comunicação.
Esta disciplina opera ao nível da produção e apoio dos projectos dos alunos e suporta a ligação que os novos média têm com os contextos históricos, sociais e culturais (desenvolvimento sociopolítico, filosófico, tecnológico e investigação sobre outros universos comunicacionais específicos como: a música, literatura, teatro, cinema, etc.).
Articulação das problemáticas exploradas no âmbito dos interesses particulares e pessoais dos alunos, favorecendo uma introspecção analítica dos trabalhos desenvolvidos nas cadeiras de índole prática e teórica, bem como do apoio à produção de objectos audiovisuais que se incluam no âmbito da comunicação publicitária, arte contemporânea, modelos alternativos de difusão e formatos institucionais.
Programa
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Estudo de alguns objectos que orientem a produção audiovisual contemporânea: fotografia, vídeo-arte, instalação audiovisual, anuncio/spot publicitário/trailer, curta-metragem, documentário, ficção, vídeo musical, etc.
- Visionamento de alguns objectos cinematográficos que estabeleceram o estado de produção contemporânea.
- Estrutura de um filme ou vídeo: pré-produção, filmagem e pós-produção.
- Guião e story-board.
- Exercícios básicos de filmagem e iluminação.
- Captura e edição digital.
- Formatação de saídas vídeo e audio. (DVD Authoring, conversão de ficheiros/compatibilidades).
- Execução de projectos de autor onde os conhecimentos técnicos se cruzam com os interesses teóricos/práticos que o aluno manifeste nos projectos individuais.
Metodologia de avaliação
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação dos conteúdos propostos será efectuada com a realização de trabalhos práticos a desenvolver durante o período de aulas
Os alunos deverão realizar um conjunto de cinco exercícios propostos pelo docente que interliguem os objectivos individuais do aluno com os da disciplina.
Avaliação contínua: a nota final será um somatório das notas de cada um dos cinco exercícios propostos.
Avaliação Final Estão dispensados da avaliação final os alunos que na avaliação contínua obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Serão excluídos da avaliação final os alunos que não tenham assiduidade a, pelo menos, 2/3 das aulas práticas ou não tenham realizado os trabalhos solicitados ou que, realizando-os, obtenham nota inferior a 10 valores.
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas expositivas temáticas e técnicas.
No início de cada tema a explorar em cada um dos exercícios/projectos propostos, será feita uma exposição detalhada dos elementos temáticos, práticos e técnicos a desenvolver.
Aulas de desenvolvimento personalizado de projecto.
Após as aulas expositivas os alunos terão um número limitado de horas/aulas para resolver o exercício em contexto de sala de aula/laboratório digital.
Tutoriais individuais ou de grupo.
Durante o processo de execução dos projectos os alunos são acompanhados individual ou colectivamente, dependendo da natureza individual ou de grupo de cada projecto proposto.
Software utilizado nas aulas