IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2014/15

Técnicas e Gestão de Turismo

Métodos Quantitativos

<< voltar ao Plano Curricular

3.3 ECTS; 1º Ano, Anual, 80,0 TP , Cód. 700012.

Docente(s)
- José Manuel Borges Henriques Faria Paixão (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos de cálculo algébrico.

Objetivos
No final desta UC os alunos serão capazes de interpretar e formular problemas no âmbito da Estatística Descritiva, Regressão Linear e Análise Matemática Real e terão adquirido as valências matemáticas que permitirão a extrapolação de problemas matemáticos para problemas reais.

Programa
I. Estatística
1. Estatística Descritiva
2. Correlaçao e regressão linear simples
II. Análise Matemática Real
1. Cálculo algébrico
2. Funções reais de variável real
3. Cálculo diferencial

Metodologia de avaliação
A avaliação é efectuada por duas frequências escritas. Caso não obtenha aprovação, é efectuado um exame de época normal/exame de recurso/exame de época para os trabalhadores-estudantes (aprovação: acima de 10/20).

Bibliografia
- Baptista, M. (2006). Cálculo Diferencial em R. (pp. 1-22). Lisboa, Portugal: Edições Sílabo
- Barnett, R. e Ziegler, M. e Byleen, K. (2010). Calculus for Business, Economics, Life Sciences and Social Sciences. (pp. 1-696). USA: Pearson
- Murteira, J. (1999). Análise Exploratória de Dados. Lisboa, Portugal: Mc Graw-Hill

Método de Ensino
Nas aulas introduzem-se os conceitos de um ponto de vista abstrato e de seguida abordam-se as respetivas consequências e aplicações. As aulas práticas destinam-se à resolução de exercícios incentivando a resolução autónoma de problemas.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado