Publicação em Diário da República: Despacho n.º 25391/2008
5 ECTS; 1º Ano, Anual, 109,0 TP , Cód. 70015.
Docente(s)
- Sílvio Manuel Valente da Silva (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Discutir e reflectir sobre os princípios éticos do consumo
Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados
Conhecer os principais métodos de estudos de mercado
Elaborar um plano de marketing
Conhecer as especificidades do marketing e da gestão da marca
Reconhecer os elementos de uma estratégia
Programa
1. O que é o Marketing;
2. Análise e estudos de mercado;
3. Segmentação e Posicionamento;
4. Políticas de marketing;
5. O plano de marketing;
6. Noções gerais de estratégia;
7. Análise estrutural da indústria;
8. Análise concorrencial;
9. Vantagem competitiva.
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua implica a realização de um teste escrito (60%) assim como um trabalho de estudo de caso - com apresentação e discussão em aula(40%).
Avaliação em exame realização de um teste escrito (100%)
Bibliografia
- Keller, K. e Georgson, M. (2008). Strategic Brand Management. UK: Prentice Hall
- Philip, K. e Al., E. (2008). Principles of Marketing. UK: Prentice Hall
- Philip, K. (1999). Marketing para o Século XXI. Lisboa: Presença
- Al., E. e Dionísio, P. (2010). Mercator XXI - Teoria e Prárica do Marketing. Lisba: Publicações Dom Quixote
Método de Ensino
Método Expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos de referência.
Aulas Activas/Participativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo, análise e discussão de estudos de caso, de artigos científicos e textos de apoio.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável