Publicação em Diário da República: Despacho nº 10765/2011 - 30/08/2011
44 ECTS; 2º Ano, Anual, 30,0 TP + 45,0 OT , Cód. 300122.
Docente(s)
- Isabel Maria Duarte Pinheiro Nogueira (2)
- Valentim Maria Brunheta Nunes (2)
- Cecília de Melo Correia Baptista (2)
- Dina Maria Ribeiro Mateus (2)
- Henrique Joaquim de Oliveira Pinho (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Domínio da áreas curriculares do curso, de forma transversal, e identificação e desenvolvimento das áreas técnicas específicas do contexto do estágio.
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de aplicar em contexto industrial real os conhecimentos adquiridos no Mestrado. Além de se promover a integração dos conhecimentos curriculares, os alunos são estimulados a adquirir as competências adicionais necessárias à função que desempenharem.
Programa
Temas das aulas teórico-práticas: 1. Apresentação; 2. Técnicas de pesquisa bibliográfica e estrutura do projecto; 3. Análise de mercado e planeamento da produção; 4. Projecto em Tecnologia Química - do diagrama de blocos ao layout.
Acompanhamento tutorial dos estágios desenvolvidos pelos alunos.
Discussão caso a caso de assuntos relevantes no contexto industrial em que se insere o estágio.
Metodologia de avaliação
Elaboração de um relatório de estágio, que é objecto de discussão pública. Pode exigir-se uma apresentação intercalar ou a realização de trabalhos práticos durante as aulas teóricas-práticas. Aplicam-se as Normas Regulamentares do Mestrado.
Bibliografia
- Shaeiwitz, W. e Bailie, R. e Turton, R. (2009). Analysis, Synthesis and Design of Chemical Processes. New York: Prentice-Hall
- Sinnot, R. (1989). Tecnologia Química: Uma Introdução ao Projecto em Tecnologia Química. (Vol. VI). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Smith, R. (2005). Chemical Process Design and Integration. New York: John Wiley & Sons
- West, R. e Timmerhaus, K. e Peters, M. (2003). Plant Design and Economics for Chemical Engineers. New York: McGraw-Hill
Método de Ensino
Aulas teóricas-práticas onde se introduzem e discutem os conteúdos da unidade curricular, e se analisam questões particulares e pertinentes do contexto em que se inserir o estágio.
Software utilizado nas aulas