Publicação em Diário da República: Despacho nº 10765/2011 - 30/08/2011
44 ECTS; 2º Ano, Anual, 30,0 TP + 45,0 OT , Cód. 300121.
Docente(s)
            - Natércia Maria Ferreira dos Santos  (2)
- Paula Alexandra Geraldes Portugal  (2)
- Dina Maria Ribeiro Mateus  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Domínio da áreas curriculares do curso, de forma transversal, e identificação e desenvolvimento das áreas científicas específicas do tema de projecto.
Objetivos
          A unidade curricular tem como objectivos principais: assistir os alunos na aquisição das competências necessárias à elaboração e análise de projecto de indústrias químicas e afins; agregar e permitir a aplicação prática de conhecimentos no âmbito da tecnologia química.
Programa
          Temas das aulas teórico-práticas: 1. Apresentação; 2. Técnicas de pesquisa bibliográfica e estrutura do projecto; 3. Análise de mercado e planeamento da produção; 4. Projecto em Tecnologia Química - do diagrama de blocos ao layout.
Acompanhamento tutorial dos projectos desenvolvidos pelos alunos. 
Discussão caso a caso de assuntos relevantes aos projectos em curso.
Metodologia de avaliação
          Elaboração do projecto de uma unidade fabril, que é objecto de discussão pública. Pode exigir-se uma apresentação intercalar ou a realização de trabalhos práticos durante as aulas teóricas-práticas. Aplicam-se as Normas Regulamentares do Mestrado.
Bibliografia
          - Shaeiwitz, W.  e Turton, R.  e Bailie, R. (2009). Analysis, Synthesis and Design of Chemical Processes. New York:  Prentice-Hall
- Sinnot, R. (1989). Tecnologia Química: Uma Introdução ao Projecto em Tecnologia Química. (Vol. VI). Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
- Smith, R. (2005). Chemical Process Design and Integration. New York:  John Wiley & Sons
- West, R.  e Timmerhaus, K.  e Peters, M. (2003). Plant Design and Economics for Chemical Engineers. New York:  McGraw-Hill
Método de Ensino
          Aulas teóricas-práticas onde se introduzem e discutem os conteúdos da unidade curricular, e se analisam os temas escolhidos para desenvolvimento pelos alunos.
Software utilizado nas aulas
          

















