5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 4,0 OT , Cód. 30062.
Docente(s)
- Maria de Lurdes Belgas da Costa Reis (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos gerais no âmbito dos materias e das técnicas de construção tradicional.
Objetivos
Conhecimento do processo patológico das construções e dos fenómenos físicos que lhe estão associados.
Conhecer metodologias e técnicas de avaliação das anomalias. Aquisição de conhecimentos técnicos e científicos sobre materiais e técnicas de manutenção, reabilitação e reforço das construções.
Programa
Mecanismos gerais de degradação dos materiais, elementos construtivos e estruturais. Metodologias de inspeção e diagnóstico de anomalias. Caracterização do estado dos edifícios. Patologias dos materiais: betão e madeira. Patologias e reabilitação da envolvente dos edifícios. Materiais e técnicas de reabilitação de edifícios Apresentação de casos práticos.
Metodologia de avaliação
A avaliação consiste num teste escrito (55%)e um trabalho prático (45%). O trabalho é um relatório técnico, resultante de visitas regulares a uma obra de reabilitação de edifícios, ou o levantamento e estudo das anomalias de um edifício degradado.
Bibliografia
Método de Ensino
Apresentação de conceitos. Apresentação de projectos e de casos de estudo que permitem a intervenção crítica do aluno. Uso de equipamento de laboratório disponível para a detecção de anomalias. Realização de visitas de estudo e de sessões técnicas.
Software utilizado nas aulas