6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 30161.
Docente(s)
- Hélder da Corte Pestana (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
a) Compreende as noções de multimédia, industrias criativas, software livre, influência, implementação,
interface;
b) Proporciona uma reflexão sobre as potencialidades e constrangimentos do uso do multimédia;
c) Explora diferentes ferramentas informáticas com vista a criação de um produto concreto, inserido numa
lógica de projecto em industrias criativas;
d) Avalia diferentes soluções disponíveis no mercado, articulando-as com as necessidades do tipo de
organização e perfil de utilização;
e) Implementa os conhecimentos adquiridos noutras disciplinas do Mestrado com vista à implementação de
uma solução no concreto;
f) Operacionaliza o conceito de comunidade como elemento de desenvolvimento de produto multimedia;
Programa
1. O conceito de Multimédia
2. A ideia de Industrias Criativas
3. Uma lógica de projecto: Planificação
4. O grande passo: Implementação
5. Aferição de resultados
6. Apresentação pública.
Metodologia de avaliação
Trabalhos apresentados pelos alunos e provas escritas.
Bibliografia
Método de Ensino
A organização da unidade curricular prevê a exposição nas aulas teóricas dos conteúdos programáticos
iniciais. A exploração das ferramentas informáticas será feita em aulas práticas laboratoriais. Toda a lógica de
desenvolvimento está orientada para que os alunos tenham construído, até ao final desta unidade curricular,
desenvolvimento está orientada para que os alunos tenham construído, até ao final desta unidade curricular,
um produto multimédia em concreto. Nesta unidade existirão vários momentos de avaliação correspondendo
aos exercícios em ambiente de aula e aos relatórios das actividades laboratoriais realizadas.
Software utilizado nas aulas