5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 41,0 TP , Cód. 30121.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final da unidade curricular os alunos devem conseguir:
- Fazer um plano de marketing para um produto (bem ou serviço);
- Analisar o papel dos intervenientes no mercado, assim como analisar a envolvente.
- Fazer uma análise estratégica e definição dos 4 ps.
 
Programa
          1.Introdução
2. Análise de mercado e comportamento do consumidor. 
3. Segmentação.
4. Posicionamento e gestão da marca.
5. Os 4 ps do marketing.
6. Gestão do produto e inovação.
7. Preço e distribuição.
8. Comunicação em Marketing.
9. Marketing de Serviços.
10. Marketing B2B.
11. Especificidades de marketing nos 12. Serviços de saúde e na indústria farmacêutica. 
Metodologia de avaliação
          Apresentação de um trabalho individual ou de grupo (máximo de 3 elementos). 
Entrega de trabalho em suporte digital (enviado por email para inescamara@gmail.com) e apresentação oral (dinâmica e interessante) com cerca de 30 minutos de duração.
Bibliografia
          
Método de Ensino
          Aulas teóricas-práticas onde se propõe a resolução de casos práticos.
Privilegia-se a discussão de textos e a análise de casos actuais.
Os alunos também realizam trabalhos individuais e de grupo no decorrer das aulas, sendo apresentados no final.
Software utilizado nas aulas
          

















