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Ano Letivo: 2013/14

Gestão de Empresas Familiares e Empreendedorismo

Reestruturação de Empresas

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ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 301116.

Docente(s)
- Fátima Edite Pires Pereira Casado (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O objectivo da disciplina é desenvolver a problemática das Finanças Empresariais, no contexto das empresas familiares, apresentando a formulação das mais importantes questões que se colocam na actividade financeira da empresa. Isto é, os conceitos, métodos e ferramentas que servem de suporte à análise e à resolução dos principais problemas financeiros da empresa, fundamentalmente os de investimento e de financiamento, sempre com um directo apoio nos contributos da literatura relevante sobre cada matéria.
O curso fundamenta-se nos conceitos e modelos teóricos que hoje formam o património da Teoria Financeira da Empresa e desenvolve-se segundo a perspectiva do valor da empresa.

Programa
Motivações: Factores de criação de valor; Impacto económico-financeiro e sinergias; Estratégias e Modalidades; A Reestruturação de Empresas; O caso do projecto de investimento de reestruturação da empresa; Tipos de fusões e aquisições; Reestruturação do capital (OPV) e outras formas de reestruturação financeira; Falência de empresas; Princípios de governação de empresas.

Metodologia de avaliação
Cálculo da Classificação Final
A classificação final resultará da ponderação dos factores seguintes:
Prova final 50%
Trabalhos de grupo 35%
Assiduidade e participação nas aulas 15%.

Bibliografia

Método de Ensino
Exposição, em aulas teóricas, dos conteúdos programáticos de acordo com a legislação em vigor, Código das Sociedades Comerciais, Código do IRC e Normas Internacionais de Contabilidade.
Será seguido o método de avaliação contínua, baseado na aferição do trabalho realizado pelos Alunos ao longo do curso, tanto sob a forma de trabalhos práticos ou memorandos teóricos, como sob a forma de participação nas aulas. Será, contudo, realizada uma prova final individual de avaliação de conhecimentos.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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