6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 301111.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os principais objectivos da unidade curricular assentam na aprendizagem de conhecimentos por parte do mestrando de modo a:
- Conhecer como aplicar teorias económicas, psicológicas, sociológicas e antropológicas e combiná-las de modo a explicar o comportamento do consumidor;
- Adquirir conhecimentos sobre processos de tomada de decisão sobre produtos e como os processos de pós-compra influenciam o comportamento futuro;
- Adquirir conhecimentos sobre satisfação e lealdade do consumidor;
- Adquirir conhecimentos sobre comportamento do consumidor e estratégias de marketing.
Programa
Análise do comportamento do consumidor: Teorias do comportamento do consumidor; Motivação e envolvimento; Percepção, memória e aprendizagem; Crenças, atitudes e comportamentos; Comportamento do consumidor nos serviços.
Processo de decisão de compra: Processo de mudança; Modelos de decisão do consumidor; Reconhecimento do problema; Procura de informação; Avaliação e selecção de alternativas.
Satisfação e lealdade do consumidor: Modelos de satisfação e lealdade; Índices de satisfação; Satisfação e deleite.
Comportamento do consumidor e estratégias de marketing: Segmentação; Decisão do consumidor e estratégias de marketing.
Metodologia de avaliação
Métodos de avaliação (OPCIONAIS):
1. Avaliação contínua:a)Participação activa em pelo menos 75% das aulas4 valores;b)Participação activa no trabalho de grupo e na dinamização de um seminário8 valores;c)Prova escrita8 valores; d)Os alunos serão chamados a fazer a auto-avaliação do trabalho em grupo
2. Avaliação por exame: Exame escrito e oral20 valores
Bibliografia
Método de Ensino
A Metodologia Pedagógica a privilegiar é de natureza activa e interactiva sendo preocupação dominante a evolução do conhecimento teórico para o conhecimento prático. Assim, a metodologia assentará em aulas teórico práticas, estudo de casos e realização e apresentação de trabalhos de grupo pelos alunos. Nas aulas teórico-práticas será privilegiada a exposição oral, suportada com projecção de esquemas e gráficos. A metodologia incluirá: Aulas expositivas; Realização de trabalhos em grupo; Apresentação oral e escrita de pequenos trabalhos em seminários; Estudo individual; Sessões tutoriais; Seminários por especialistas exteriores.
Software utilizado nas aulas