Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 964125.
Docente(s)
- Manuel Machado Reis Ferreira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
Dominar os processos de planeamento, desenvolvimento e marketing de produtos turísticos;
Conduzir o planeamento de destinos turísticos nas suas componentes essenciais, cobrindo as matérias que compõem um plano regional ou local.
Programa
1 Desenvolvimento turístico
2 Políticas de turismo
3 Recursos e produtos turísticos
4 Planeamento de produtos turísticos
5 Território e destino turístico
6 Estratégia turística
7 Desenvolvimento sustentável e instrumentos de gestão do território
8 Planeamento de destinos turísticos.
Metodologia de avaliação
Realização de exame final escrito. Os alunos que registem presença em pelo menos dois terços das aulas podem ser dispensados desse exame, através da realização de um teste escrito com nota mínima de 10 valores e da apresentação de estudos de caso. O teste terá uma ponderação de 60% e o estudo de caso de 40%.
Bibliografia
- Gunn, C. e Turgut, V. (2002). Tourism Planning: Basics. (Vol. -). (pp. ---). Londres: Routledge
- Hall, C. (2000). Tourism Planning - Policies, Processes and Relationships. (Vol. --). (pp. ---). Londres: Prentice Hall
- Vieira, J. (2007). Planeamento e Ordenamento Territorial do Turismo. (Vol. -). (pp. ---). Lisboa: Editorial Verbo
Método de Ensino
As aulas são teóricas e teórico-práticas, sendo as matérias teóricas apoiadas pela discussão de casos práticos, com participação activa dos alunos.
As práticas são na base de estudo de casos em trabalho de grupo (máximo três alunos).
A escolha de um caso por cada grupo é livre, desde que se trate de um caso enquadrável no planeamento de produtos ou de destinos turísticos, sempre sujeito a aprovação pelo professor.
Software utilizado nas aulas