Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 S + 15,0 OT , Cód. 964034.
Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final do curso os alunos deverão saber utilizar e fomentar a criatividade, deter capacidade analítica, efetuar aproximações à resolução de problemas, e encorajar a inovação na organização.
Programa
Criatividade: 1. Atitudes criativas 2. Exercícios de criatividade em grupo. 3. Inovação: Fontes de inovação. Barreiras à Inovação Difusão da Inovação 4. Ativar o espírito de conceptualização de ideias. 6. Como encontrar pessoas criativas. 5.O que fazer, por onde começar? 6. Quem serão os meus aliados? Escolher uma equipa criativa 7.Natureza e significado do protótipo de um bem ou de um serviço. 8. Apresentação do protótipo.
Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático que consistirá na apresentação de um protótipo de um produto ou serviço, com discussão publica e nota mínima de 10 valores, e de acordo com um ranking estabelecido pelo docente.
Bibliografia
- Bornstein, D. (2007). Como Mudar o Mundo. Portugal: Espanha
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. Espanha: Paidós
- José António , M. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. Espanha: Ariel
- Yves, P. e A., O. (2011). Criar Modelos de Negócio. Portugal: D. Quixote
Método de Ensino
Metodologia totalmente centrada em equipas discentes, que executam um trabalho, no ambiente de sala de aula, sobre cada tema do programa, recolhendo previamente elementos, podendo solicitar ao docente uma orientação nas suas pesquisas.
Software utilizado nas aulas
Os discentes podem utilizar todo e qualquer software para poder executar o seu trabalho.