Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 S + 15,0 OT , Cód. 964032.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)
- Francisco Paulo Vilhena Antunes Bernardino Carvalho (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Esta disciplina pretende dotar os Estudantes com os
conhecimentos necessários para que possam conduzir um
processo de Estudos de Mercado, desde a sua definição,
desenho de questionário, recolha de informação e tratamento da
mesma. Para o efeito a disciplina será dividida em módulos, onde
inicialmente será dada toda a formação de base para o efeito
pretendido, seguida de módulos práticos, onde serão abordadas
questões essencialmente práticas, desde o inquérito, selecção de
amostra, desenho de inquéritos, recolha e análise de informação.
Programa
I Complementos de Análise de Dados. 1.1 Testes de Hipóteses
e Intervalos de Confiança; 1.2 Testes Não Paramétricos; 1.3
Regressão Linear Simples e Múltipla; 1.4 Tabelas de
Contingência. II Introdução ao Estudos de Mercados. 2.1
Conceitos, Processo e Indústria; 2.2 Objectivos do Estudo; 2.3
Fontes de Informação; 2.4 Método de Recolha de Informação. 3
Recolha, Preparação, Análise e Apresentação. 3.1 Conjoit
Analysis; 3.2 Análise Factorial; 3.3 Análise Discriminante; 3.4
Mapas Perceptuais; 3.5 Multidimensional Scalling
Metodologia de avaliação
Teste final
Bibliografia
- Burns, A. e Bush, R. (2003). Marketing research, online research applications. USA: Prentice Hall
- Burns, A. e Bush, R. (2003). Marketing research, online research applications. USA: Prentice Hall
- Malhotra, N. (2009). Marketing Research, an applied approach. USA: Prentice Hall
- Malhotra, N. (2009). Marketing Research, an applied approach. USA: Prentice Hall
Método de Ensino
Presencial e os módulos de análise de dados em ambiente informático.
Software utilizado nas aulas