Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964031.
Docente(s)
            - Pedro Dias dos Santos  (2)
- André Escórcio Rodrigues Soares  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Explorar os diferentes aspectos da formação activa (preparação, condução da formação e transferência para o local de trabalho). Promover a metodologia activa de formação como abordagem preferencial na formação de adultos. Explorar diferentes exemplos de técnicas, designs e estudos de caso, de forma 
Programa
          - Planificação da formação: do plano à ação
 Competências e objetivos operacionais
 Desenho do processo de formação-aprendizagem
 Acompanhamento e avaliação da formação e das aprendizagens 
 Avaliação quantitativa e qualitativa 
 Avaliação: da formação ao contexto de trabalho
 Plataformas colaborativas e de aprendizagem 
- Introdução à formação ativa
- Construção de prog. de formação ativa
Metodologia de avaliação
          Presenças (15%) + Um trabalho de grupo (50%) + Frequência (35%)
Ou
Exame (100%)
Bibliografia
          - Rodrigues, M.  e Ferrão, L. (2000). Formação Pedagógica de Formadores. Lisboa:  Lidel
- Silberman, M. (2006). Active Training. San Francisco:  Pfeiffer
Método de Ensino
          Expositivo, interrogativo, experiencial.
Software utilizado nas aulas
          

















