IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2013/14

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Metodologias Ativas de Formação

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964031.

Docente(s)
- Pedro Dias dos Santos (2)
- André Escórcio Rodrigues Soares (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Explorar os diferentes aspectos da formação activa (preparação, condução da formação e transferência para o local de trabalho). Promover a metodologia activa de formação como abordagem preferencial na formação de adultos. Explorar diferentes exemplos de técnicas, designs e estudos de caso, de forma

Programa
- Planificação da formação: do plano à ação
– Competências e objetivos operacionais
– Desenho do processo de formação-aprendizagem
– Acompanhamento e avaliação da formação e das aprendizagens
– Avaliação quantitativa e qualitativa
– Avaliação: da formação ao contexto de trabalho
– Plataformas colaborativas e de aprendizagem
- Introdução à formação ativa
- Construção de prog. de formação ativa

Metodologia de avaliação
Presenças (15%) + Um trabalho de grupo (50%) + Frequência (35%)

Ou

Exame (100%)

Bibliografia
- Rodrigues, M. e Ferrão, L. (2000). Formação Pedagógica de Formadores. Lisboa: Lidel
- Silberman, M. (2006). Active Training. San Francisco: Pfeiffer

Método de Ensino
Expositivo, interrogativo, experiencial.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado