Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964028.
Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final do curso os alunos devem sem conhecer o processo de consumo, a sua evolução e as variáveis que o influenciam, bem como a influência do marketing para a compreensão do comportamento do consumidor.
Programa
I O Consumo como Objecto de Estudo Sociológico. II Abordagens Teóricas ao Fenómeno do Consumo. III Génese das Necessidades e Consumo. IV Influências Grupais e Consumo. V O processo de Consumo e a Aprendizagem. VI Órgãos de Comunicação Social, Equação Produção Consumo e a sua Influência no Comportamento do Consumidor.
Metodologia de avaliação
Teste final escrito e a apresentação de um trabalho prático. Dispensa de exame o alunos que tiver uma classificação maior ou igual a 10 valores.
Bibliografia
- DUBOIS, B. (1998). Compreender o Consumidor. (Vol. -). (pp. ---). Lisboa: D. Quixote
- SANTOS, B. (1994). O Livro dos Consumidores. (Vol. -). (pp. ---). Lisboa: Bertrand
- SLATER, D. (1997). Consumer Culture and Modernity. (Vol. -). (pp. ---). Cambridge: Polity Press
Método de Ensino
Aulas teóricas onde os tópicos do programa são abordados, complementadas com aulas práticas onde são debatidos esses temas.
Software utilizado nas aulas