Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964024.
Docente(s)
            - Manuel Machado Reis Ferreira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          No final do curso os alunos devem ser capazes de:
Efectuar uma análise contextual e transaccional a empresas. 
Dominar os processos de formulação estratégica e de elaboração de planos estratégicos.
Programa
          1. Conceitos fundamentais de estratégia
2. Visão, missão e objectivos
3. Visão estratégica e plano de negócios
4. Diagnóstico das envolventes estratégicas
5. Marketing integrado como instrumento da estratégia
6. Instrumentos de análise estratégica
7. Factores críticos de sucesso
8. Vantagem competitiva e posição concorrencial
9. Formulação estratégica
10. Elaboração do plano estratégico
Metodologia de avaliação
          Os alunos que registem presença em pelo menos dois terços das aulas podem ser dispensados de exame final, através da realização de um teste escrito com nota mínima de 10 valores e de um estudo de caso, em grupo. 
Bibliografia
          - Filipe, J.  e Carvalho, J. (2006). Manual de Estratégia  Conceitos, Prática e Roteiro. Lisboa:  Edições Sílabo
- Freire, A. (2008). Estratégia  Sucesso em Portugal . Lisboa:  Editorial Verbo
- Porter, M. (1999). Competição: Estratégias Competitivas Essenciais. Rio de Janeiro:  Campus
Método de Ensino
          As aulas são teóricas e teórico-práticas, sendo as matérias teóricas apoiadas pela discussão de casos práticos, com participação activa dos alunos.  Elaboração de um estudo de caso em trabalho de grupo permite consolidar a aplicação dos conhecimentos
Software utilizado nas aulas
          

















