Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
8 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 90,0 TP , Cód. 9152129.
Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de gestão.
Objetivos
Desenvolvimento de competências para promover a aprendizagem através da experiência prática, dotando os alunos com conhecimentos para utilizar as ferramentas teóricas sobre preparação e avaliação de um projeto de investimento que suportem as opções da decisão de investir.
Programa
1 - Conceitos de empreendedorismo.
2 - Processo Empreendedor.
3 - Metodologias para a escolha do projecto.
4 - Elaboração de um plano de negócios.
5 - Financiamento do projecto.
6 - Como criar a sua empresa.
7 - Sucesso e insucesso empresarial.
Metodologia de avaliação
Apresentação e discussão da Análise/Plano de Oportunidade, do Plano de Negócios e Relatório Final do projeto. Exame para os não dispensados.
Bibliografia
- Brilman, J. (2000). As Melhores Práticas de Gestão no Centro do Desempenho. Lisboa: Edições Sílabo
- Cruz, E. (1999). Criar uma Empresa de Sucesso. Lisboa: Edições Sílabo
- Ribeiro, P. e Costa, H. (2004). Criação & Gestão de Microempresas & Pequenos Negócios. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas