Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 96448.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Noções básicas de imagem e de teoria da imagem.
Conhecimento dos elementos da linguagem plástica.
Capacidade de registo figurativo e expressivo
Objetivos
1 Formar para o exercício crítico/consciente da profissão
2 Favorecer o exercício da crítica, dúvida, erro, hipótese, argumento
3 Valorizar textos de comunicação visual, incluindo os elementos e processos que os determinam
4 Destacar a relevância da vanguarda e experimentação
Programa
1 Id., imagem, identidades, espelho, visual branding
2 Procedimentos controlados, retórica visual
3 Metodologias. Procedimentos e design colaborativo
4 Leitura de imagens
5 Intervenção (discursos) dos alunos
Metodologia de avaliação
Exercícios e trabalhos específicos segundo matriz sumativa extra. Preenchimento de fichas e relatórios críticos. Ambos os elementos podem dispensar da frequência.
Frequência e exame com carácter de avaliação sumativa, relativamente à matéria.
Bibliografia
- Chick, A. (2011). Design for sustainable change. Londres N. Iorque: AVA Publishing
- Dondis, D. (1994). La sintaxis de la imagen. Barcelona: Gustavo Gili SA
- Justo, V. (1996). Principios de teoría General de la Imagen. Madrid: Pirâmide
- Zunzunegui, S. (1989). Pensar la imagen. Madrid: Cátedra
Método de Ensino
1 As aulas constituem momentos de descoberta,
2 de aprendizagem e de discussão,
3 através da apresentação de exemplos concretos,
4 em torno dos quais se gera o debate
5 e se constroem os relatórios e eventuais exercícios.
Software utilizado nas aulas
Eventualmente de desenho vectorial e de tratamento/manipulação de imagem