Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 O , Cód. 964440.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados, do ponto de vista do marketing;
Conhecer os principais métodos de estudo do consumidor;
Elaborar um plano de marketing, sabendo articular as principais variáveis estratégicas;
Conhecer as especificidades de gestão da marca;
Programa
1. Introdução
2. Análise do mercado e dos seus actores
3. Os estudos de mercado
4. Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores
5. Segmentação e diferenciação
6. O posicionamento
7. A marca
8. Marketing-Mix
Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático com apresentação, 40% minimo de 10 (dez) valores e frequência, mínimo 9 (nove) valores, 60%.
Os Alunos que forem considerados admitidos a exame (nota inferior a 10 valores) poderão ir a exame (100%).
Bibliografia
- Propriedade Industrial, I. (2007). Manual II - Design Protegido. Lisboa: Centro Português do Design
- Vicente Rodrigues, J. e Lendrevie, J. e Lindon, D. e Dionísio, P. (2004). Mercator XXI - Teoria e Prética do Marketing. Lisboa: Publicações dom Quixote
Método de Ensino
Método expositivo. Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. Resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas