Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 3,0 O , Cód. 964438.
Docente(s)
- Maria João Bom Mendes dos Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Noções básicas de história e teoria do design gráfico.
Objetivos
Os objectivos desta unidade curricular são:
1. sensibilizar os alunos para o papel do Design e do designer na nossa sociedade;
2. desenvolver capacidades críticas e interventivas no campo do Design em geral e da Comunicação gráfica em particular.
Programa
1. História da tipografia e da escrita;
2. Pioneiros da moderna tipografia;
3. A tipografia no século XX;
4. Designers que fizeram história (Sebastião Rodrigues e Robin Fior);
5. História do design gráfico em geral.
Metodologia de avaliação
A avaliação contempla trabalhos teóricos desenvolvidos nas aulas (que valem 50% na nota final) e o exame final (que vale também 50% na nota final).
Bibliografia
- BLACKWELL, . (1993). La tipografia del siglo XX. Madrid: Editorial Gustavo Gili
- FRASCAR, J. (2004). Communication Design, Principles, Methods and Practice. New York.: Allworth Press
- HELLER & CHWAST, S. (1988). From Victorian to post-modern. London: Thames and Hudson
- JULIER, G. (1997). The thames & Hudson dictionary of 20th century design and designers. London: Thames & Hudson
Método de Ensino
Palestras, seminários e tutoriais informais. As palestras são complementadas como material visual de modo a promover a discussão.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.