4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 93807.
Docente(s)
- Eduardo Jorge Marques de Oliveira Ferraz (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Pré-requisitos: Domínio elementar de língua Inglesa; Conhecimentos elementares de informática, nomeadamente processamento de texto e folha de cálculo.
Objetivos
O estudante deverá adquirir conhecimentos sobre: evolução, estrutura e composição da Terra; identificação de minerais e rochas comuns, e principais mecanismos de degradação e alteração; produção de ligantes tradicionais; identificação de argamassas e principais mecanismos de degradação.
Programa
1. Estados físicos e estrutura da matéria; 2. Formação da matéria mineral; 3. Interacção sólido-líquido; 4. Constituição e evolução do globo terrestre; 5. Formação das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas; 6. Alteração e alterabilidade das rochas aplicada a património construído; 7. Materiais ligantes e argamassas.
Metodologia de avaliação
Componente teórica (75%), avaliada por exame escrito, sem consulta. Componente teórico-prática (25%), avaliada por uma monografia resultante de pesquisa bibliográfica.
Bibliografia
- Carvalho, A. (1979). Ciências naturais - Geologia. (Vol. 1, 2 e 3). Lisboa: Ministério da Educação
- Jalali, S. e Eires, R. e Torgal, F. (2009). A construção em terra. Guimarães: TecMinho
- Jalali, S. e Pereira, M. e Torgal, F. (2008). O gesso na construção civil. Guimarães: TecMinho
- Jalali, S. e Torgal, F. e Coelho, A. (2009). A cal na construção. Guimarães: TecMinho
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas onde se descreve e exemplifica as noções básicas e os princípios fundamentais. Aulas teórico-práticas em laboratório onde se aplicam os conceitos técnicos, com recurso a observação, cálculo e ensaios.
Software utilizado nas aulas