4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938039.
Docente(s)
- Fernando Sanchez Salvador (2)
- Leonor da Costa Pereira Loureiro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Compreender a evolução da CR ao longo da história; Viollet-le-Duc e John Ruskin no Séc. XIX, modernas teorias de Camilo Boito, Giovannoni e Césare Brandi.Recentes autores contemporâneos. Conhecer e cumprir os princípios éticos e o código deontológico.Saber decidir quando,como até que ponto intervir.
Programa
Síntese das intervenções sobre obras de arte antes de um conceito de restauro. O Séc. XIX; primeiras teorias e critérios de intervenção O restauro estilístico de Viollet-le-Duc; John Ruskin e o movimento anti-restauro.Modernas teorias e critérios:Camilo Boito e Giovannoni.Brandi e o Restauro Crítico. A evolução em Portugal o séc.XIX; do museu de Belas Artes aos nossos dias.A actuação da DGEMN.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: Trabalhos temáticos intercalares, participação
nas aulas e prova escrita. Avaliação final: Prova escrita de exame.
Bibliografia
- Brandi, C. (1988). A Teoria de la Restauración. Madrid: Alianza Editorial
- Gonzales-Varas, I. (2000). Conservación de benes culturales-Teoria, história, principios e normas. Madrid: Ediciones Cátedra
- Martinez-Justícia, M. (2001). História y Teoria de la Conservación e Restauración Artistica. Madrid: Editorial Tecnos
- Neto, M. (1997). James Murphy e o restauro do Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Lisboa: Edtorial Estampa
Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas recorrendo ao método expositivo
com apoio de equipamento audiovisual. Apresentação de exemplos, em aula, e discussão de casos com diferentes critérios
de intervenção. Discussão de artigos e outras publicações.
Software utilizado nas aulas