Nome do curso: Cinema Documental
Grau: Licenciatura
Duração: 3 anos
Escola: Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
Nome do Diretor: João Luz
Formação do Diretor de curso: Mestrado
R: Uma licenciatura em Cinema que parte da observação e reflexão criativa em torno da condição humana no seu meio circundante. Oferece uma sólida formação ética, estética e técnica, sustentada por um plano curricular que articula trabalho de campo com uma componente teórica em estudos fílmicos. O modelo pedagógico deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto de competências multifacetadas para saídas profissionais na indústria cinematográfica e audiovisual.
R: No final do 1º ano, são adquiridas competências fundamentais em escrita de guiões, edição vídeo, operação de câmara e captação de som, bem como conhecimentos fundamentais em história e teoria do cinema.
Após o 2º ano, os/as estudantes possuem competências fundamentais em realização e produção cinematográfica, design de som, direção de fotografia, bem como conhecimentos específicos em história e teoria do documentário.
Ao concluírem o 3º ano, são consolidadas competências específicas em desenvolvimento de projetos cinematográficos, pós-produção vídeo e áudio, bem como conhecimentos fundamentais em análise de filmes e géneros cinematográficos.
R: Os/As graduados/as deste curso possuem um perfil profissional vocacionado em particular para o Documentário, mas igualmente para a indústria audiovisual em geral. As saídas profissionais são as seguintes:
R: É a única licenciatura em Cinema Documental existente no ensino superior público em Portugal. O curso centra-se no desenvolvimento de um portefólio individual que permita, ao fim dos 3 anos do ciclo de estudos, apresentar um conjunto de trabalhos que evidencie as competências técnicas e estéticas que o setor audiovisual reconhece como fundamentais para o desempenho profissional. Por outro lado, procura estimular a vertente autoral de estudantes que revelem particular potencial a esse nível, promovendo os trabalhos produzidos ao longo do curso em festivais e mostras de cinema.
R: O eixo Tomar/Abrantes situa-se em plena região do Médio Tejo, no centro de Portugal. O contacto com a natureza, a qualidade de vida daquelas cidades e a acessibilidade a partir de qualquer ponto do país são aspetos valorizados por quem estuda e reside nesta região.